ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEXTA  30    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Chef ensina a fazer ceviche “quente” para o fim de semana gelado

Por Thailla Torres | 21/08/2020 08:00
O nome da receita é Patchá, um “ceviche” de peixe branco frito e espuma de milho.
O nome da receita é Patchá, um “ceviche” de peixe branco frito e espuma de milho.

O frio deu as caras nesta quinta-feira e muita gente já começou a pensar no menu quentinho para o fim de semana. O chef de cozinha Tiago Rossi então enviou uma receita bem elaborada, com ingredientes selecionados, mas que é fácil preparar em casa e curtir as temperaturas baixas com um sabor de “chef”.

O nome da receita é Patchá, um “ceviche” de peixe branco frito e espuma de milho, mas que dá para fazer na versão creme de milho para ficar mais fácil, com molho de ‘aji amarillo’ e pó de alga nori com pico de galo, que na verdade é um vinagrete mais apimentado.

Apesar dos nomes nada convencionais para alguns, a receita é pratica garante o chef, que acabou conquistando o segundo lugar em festival gastronômico com a receita.

Confira os ingredientes - 150 g de tilápia, 1 pimentão amarelo, 2 cebolas brancas, 1 dente de alho, 2 limões, 1 cebola roxa, cebolinha, coentro, pimenta dedo de moça, milho, leite, manteiga, farinha de trigo, farinha panko, açafrão, sal e pimenta do reino.

Modo de preparo - Tempere o peixe cortado em cubos grandes com o limão, sal e pimenta do reino e deixe marinando. “Para o Aji Amarillo só precisamos levar para cozinhar com pouco óleo o pimentão amarelo sem as sementes, meia cebola branca e o dente de alho com uma pitada de sal até ficarem macios”, explica Thiago.

Após esse processo, reserve por pouco tempo até reduzir a temperatura e bata no liquidificador com um pouco do óleo até obter um creme. “Em outra panela, levar o milho juntamente da cebola cortada em cubos para refogar na manteiga com um pouco de açafrão e, em seguida, adicione um pouco de trigo e deixe cozinhando por mais alguns minutos. Depois é só ir adicionando leite até obter um molho grosso e depois bata para formar o nosso creme de milho”, detalha.

Para obter a salsa criola é preciso apenas cortar a cebola roxa e juntar a dedo de moça finamente picada e a cebolinha, temperadas com um pouco de limão e sal. “Após esses processos, é só pegar o nosso peixe marinado, empanar na farinha Panko e fritá-lo até ficar bem dourado”.

Dica - Para a montagem pegue o Aji Amarillo e misture com um pouco do caldo da marinada, o famoso leite de tigre, e coloque ainda morno no fundo do prato. Disponha o peixe por cima do molho e colocar o creme de milho ao lado. “Para deixar mais bonito eu salpiquei um pouco de pó de alga nori para finalizar o creme e colocar por cima do peixe a nossa salsa criola”, finaliza o chef.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário