ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Sabor

Chef ensina costela de chão para fazer bonito e não passar vergonha

Veja dicas valiosas para finalmente fazer uma costela de chão

Lucas Mamédio | 13/06/2021 08:32
Chef Rodrigo durante preparação de uma costela de chão (Foto: Arquivo Pessoal)
Chef Rodrigo durante preparação de uma costela de chão (Foto: Arquivo Pessoal)

Todo mundo ama uma boa costela assada no chão, um dos cortes mais apreciados pelos brasileiros. Porém, poucas pessoas sabem de fato fazê-la. Sempre tem aquele tiozão que diz que sabe fazer e acaba metendo os pés pelas mãos, afinal, costela de boi é uma parte muito complexa e que demanda muita técnica, mas isso não quer dizer que é impossível.

Por isso Lado B preparou algumas dicas importantes para você se aventurar, e quem sabe, mandar bem e não passar vergonha. Nós conversamos com o chef Rodrigo Scherer Zirr, gaúcho erradicado em Mato Grosso do Sul, e dono de um restaurante especializado em costela, a Costchelaria.

Rodrigo tem até um livro publicado em que traz informações detalhadas sobre carnes, entre elas a costela. Ele também participou de uma live nesta sexta-feira (11) realizada pela Secretaria Municipal de Turismo, onde deu dicas para se fazer uma boa costela.

Compra - Segundo Rodrigo escolha de uma boa Castela é fundamental. Neste Sentido, existem 3 opções principais: assar a Costela inteira (incluindo Minga e Janela), somente a Minga, ou apenas a Janela. Partindo da ideia de assar aproximadamente entre 6 kg e 8 kg de carne, vamos diferenciar a Minga da Janela.

Costela assada na vertical para espalhar suco e gordura (Foto: Aquivo Pessoal)
Costela assada na vertical para espalhar suco e gordura (Foto: Aquivo Pessoal)

“A Minga tende a ser uma peça mais carnuda e, neste sentido, é uma ótima escolha para se fazer um costelão. Porém, deve-se lembrar que existe um osso que atravessa a carne de forma vertical, dificultando o corte simétrico da mesma se for utilizar uma faca”.

Para fazer em casa, a peça mais indicada é a Janela, cujos ossos são mais simétricos e fáceis de serem cortadas com uma faca. Ainda, considerando que ela tem um pouco menos de carne, é mais fácil e rápida para assar. Uma Janela de Castela ideal deve girar em turno de 6 kg.

“Quando o objetivo é fazer um costelão, não indicamos a costela da raça Angus, visto que a Costela - por si se a e' uma carne mais gordinha e, ao se juntar com a gordura entremeada das raças britânicas, acaba ficando uma carne muita gorda”.

Preparo - Para o tempero da carne, deve-se umidificar levemente a peça e temperá-la com sal fazendo uma espécie de xadrez. O sal grosso vai na parte de cima e na parte do osso e sal fino nas laterais. Sal grosso pode colocar sem medo, pois a carne só absorve o que precisa, há apenas que bater o sal antes de servir. Com sal fino é preciso um pouco mais de moderação. De qualquer maneira o chef aconselha deixar a carne descansar cerca de 10 minutos antes de ir para o espeto e ficar na vertical.

"O espeto deve entrar na parte mais fina, deixando o que chamamos de "cabeça da costela", na pate de baixo do fogo. Outro ponto importante, até um segredo que revelo, é que ao deixar a carne na vertical, o suco e a gordura dela desce hidratando toda ela e deixando a peça mais macia e saborosa", diz Rodrigo.

O tempo estimado de fogo é de 6 a 8 horas. Como a costela fica muito tempo assando os pontos das carnes tradicionais não se aplicam a ela, então deve-se servi-la o mais macia possível.

"A hora certa de virar a carne, explica o especialista, é quando os ossos já estão bem morenos e a parte de cima está morna para quente".

Hora de servir - A hora de servir, certifique-se de que a carne esteja com uma cor bem voltada para o caramelo. Use uma faca para furar algumas partes e verifique se a mesma está super macia para ser servida.

"Se a faca entrar deslizando para dentro, pode ter certeza que a carne está excelente. Caso verifique que ela esta um pouco firme, deixe por mais tempo no fogo para que amoleça e revise o fogo para verificar se está com a intensidade certa".

Por último e não menos importante, é interessante saber que a janela da costela assa mais rápido do que a minga. Neste sentido, verifique o local e o tempo que tem disponível para assar leve esta informação em consideração para escolher a peça.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias