ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

Chef ensina releituras veganas de pratos típicos pantaneiros

Receitas são da chef "sul-mato-bahiana" Ju Santana, que quer ensinar a todos sobre a culinária vegana

Bárbara Cavalcanti | 03/06/2021 07:37
Sobá vegano é uma das receitas que Ju Santana ensina em suas oficinas. (Foto: Reprodução Youtube)
Sobá vegano é uma das receitas que Ju Santana ensina em suas oficinas. (Foto: Reprodução Youtube)

Se tornar vegano é ter que reaprender a cozinhar e a chef Juliana Santana, ou apenas Ju Santana, foi além: ela também ensina. Em sua oficinas on-line “Veganeiras” ela ensina o preparo de releituras de pratos tradicionais pantaneiros na versão sem qualquer proteína animal.

“Comida também tem memória afetiva, então aprender a fazer pratos já conhecidos é muito importante nessa questão”, comenta.

Em cinco vídeos, a chef vai ensinar todas as refeições, do café da manhã, ao jantar, incluindo sobremesa e lanches da tarde. Os vídeos incluem várias receitas diferentes e bem típicas da região, como sopa paraguaia, arroz carreteiro e até sobá. “Eu utilizei ingredientes simples, mas funciona também com as substituições, como carnes artesanais ou queijos vegetais. Mas o objetivo é que seja fácil de fazer”, detalha.

Ju é a única vegana da família. Natural de Feira de Santana, Bahia, ela se mudou para o Mato Grosso do Sul, já morou em Corumbá e Dourados e agora está há um ano em Campo Grande. Em suas oficinas, se intitula “sul-mato-bahiana”. “Sempre procurei me aproximar dos lugares onde morei por meio da culinária. E essas oficinas servem justamente para isso, para que existam opções veganas de pratos típicos”, explica.

Durante os vídeos, a chef explica todo o passo a passo das receitas. (Foto: Reprodução Youtube)
Durante os vídeos, a chef explica todo o passo a passo das receitas. (Foto: Reprodução Youtube)

Sobre o gosto da comida, Ju diz que o objetivo não é que os pratos sejam idênticos. “Não tem como ter exatamente o mesmo gosto, até porque os ingredientes são diferentes. Mas a compensação vem de uma mistura de temperos bem feita, o que deixa a comida muito saborosa e faz esse resgate da memória afetiva que a comida tem na gente”, detalha.

Em Dourados, chegou de abrir um bistrô com quitutes veganos, mas aqui em Campo Grande, está apenas mexendo com doceria vegana. Além disso, também faz o curso de gastronomia na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). E na sala de aula também é a única vegana.

“Eu conversei com a coordenação do curso e eles permitiram que eu adapte as receitas com ingredientes sem origem animal. Meu sonho é que no curso possa existir uma disciplina de cozinha vegana”, expressa.

Todos os vídeos estão disponíveis no canal “Bahianinha Quitutes Veganos”.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias