ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEGUNDA  17    CAMPO GRANDE 28º

Sabor

Circuito Gastronômico começa na 2ª com 100 pratos para abandonar a dieta

Estabelecimentos vão comecializar receitas exclusivas com ingredientes do Cerrado

Por Thailla Torres | 03/05/2024 14:15
Churasquinho Pantaneiro da Padoca do Enaldo está entre os pratos participantes. (Foto: Luana Chadid)
Churasquinho Pantaneiro da Padoca do Enaldo está entre os pratos participantes. (Foto: Luana Chadid)

Com a participação de mais de 100 restaurantes de Campo Grande, Corumbá, Bonito e Três Lagoas, a segunda edição do Circuito Gastronômico “Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra” começa na próxima segunda-feira (6) e vai até 21 de maio, reunindo ingredientes do Cerrado, as melhores técnicas e criatividade dos chefs.

O evento nasceu com o intuito de preservar e valorizar a culinária sul-mato-grossense que é diversa e os estabelecimentos inscritos vão comercializar pratos com pelo menos um ingrediente regional e pantaneiro: baru, pequi, guavira, nicola, carne de sol, mel do Pantanal, linguiça de Maracaju, erva-mate, polvilho azedo e doce, farinha de milho saboró, galinha caipira, pintado, mocotó, miúdos, derivados de búfalo, coentro, pacu, farinha de mandioca de Furnas, palmito/guariroba, mandioca, traíra e sobá.

De acarajé a massas e sanduíches, tem um pouquinho de tudo. Entre os destaques há o Churasquinho Pantaneiro da Padoca do Enaldo, elaborado com pão francês, hambúrguer de carne seca empanado na farinha panko e castanha de baru, queijo mussarela, alface americana, tomate em rodelas, cebola roxa e maionese de banana da terra.

Tem também o Acarajé Baiano da Edna, que é lá da Feira Central, feito com bolinho de feijão fradinho frito que acompanha: vatapá (farinha de mandioca, amendoim, castanha, camarão, gengibre, cebola e azeite de dendê), caruru (quiabo, coentro, amendoim, castanha de caju, camarão, gengibre, cebola, pimentão e azeite de dendê) salada de tomate e pimenta a gosto.

“Estamos entusiasmados em promover o II Circuito Gastronômico, onde celebramos a riqueza da culinária sul-mato-grossense e fomentamos o turismo, ao mesmo tempo em que destacamos os benefícios e a versatilidade do gás natural como uma energia limpa e eficiente”, afirmou o presidente da MSGÁS Rui Pires dos Santos, que promove o evento com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), Sebrae e Senar.

Na abertura do evento, no dia 6 de maio, em Campo Grande, será lançado o passaporte do Circuito Gastronômico, que consiste em um guia de bolso a ser distribuído nos aeroportos e hotéis das quatro cidades participantes, contento os estabelecimentos inscritos com endereços e seus pratos, os quais vão surpreender o público pela criatividade e sabor.

Serão distribuídos cinco mil exemplares do passaporte. A organização finalizou o trabalho de registro dos pratos em vídeos e fotos para postagens também nas redes sociais.

O circuito contará com a curadoria de dois chefs renomados: Paulo Machado, embaixador internacional do evento e um dos expoentes da riqueza gastronômica brasileira, e o bonitense Felipe Caran, que atuará como embaixador sul-mato-grossense.

Quem quiser conferir todos os pratos pode acessar o link.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias