ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

Com joelho de porco, cuca e tudo que a "colônia" gosta, CTG tem "Jantar Alemão"

Ângela Kempfer | 27/11/2013 07:00
Chucrute e salsichas, são alguns dos pratos a serem servidos dia 30 de novembro.
Chucrute e salsichas, são alguns dos pratos a serem servidos dia 30 de novembro.

O mais difícil do cardápio é pronunciar os nomes originais dos pratos que serão servidos durante o 1º Jantar Alemão, realizado pelo CTG Farroupilha. Chucrutes é o mais simples deles, mas também haverá Eisbein Lyoner, Wiener Schnitzel, Kartoffelknodel, Semmelknodel, Bratkatoffeln, Ladjaguer...

Para não complicar as coisas por aqui, na tradução livre o carro-chefe será o clássico joelho de porco, acompanhado por bife de lombo suíno empanado, purê de ervilhas com bacon, bolinhos de pão ou de batata, salada de batata quente, oito variedades de lingüiças e salsichas e 4 tipos de frios, incluindo presunto alemão e carnes defumadas.

Tudo é tradicional. Na parte doce da festa, por exemplo, serão servidos Apfelstrudel (folheado de maçã) e as cucas que até o sul-mato-grossense já conhece bem.

A mesa da “colônia”, a ser montada no próximo sábado, será responsabilidade do veterinário, mas também cozinheiro curioso de origem alemã, Roque Leite. Os ingredientes já foram comprados por ele e nesta quarta-feira começa a preparação, com tempero do joelho de porco que veio de São Paulo. “Aqui a gente encontra, mas já vem salgado, não fica a mesma coisa”, explica.

Roque fala com desenvoltura o idioma e detalha os pratos como especialista no assunto.Com avô alemão e pai criado por uma família germânica, o sabor é lembrança da infância. “Cresci comendo essas coisas”, diz. Por isso, é o "chef" eleito para o Jantar Alemão.

O trabalho é grande, só de repolho são 20 quilos a serem cortados. Para cumprir a tarefa a tempo, Roque conta com a ajuda da esposa e de amigos do Centro de Tradições Gaúchas.

No ano passado, a primeira experiência com o jantar especial foi privilégio apenas para a diretoria do CTG e alguns convidados, cerca de 40 pessoas. Em 2013, o evento abrirá as portas para 120.

O jantar será servido no dia 30 de novembro, às 20h, no CTG Farroupilha, que fica na Avenida Ernesto Geisel n. 930, no Bairro Monte Castelo. Os ingressos custam R$ 50,00 e estão à venda na rua 26 de Agosto, 1382. Informações pelo telefone 3321-0088.

Joelho de porco é o prato principal.
Joelho de porco é o prato principal.
Nos siga no Google Notícias