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Sabor

De nata à manteiga, Pedro se reinventa e cria assinatura mensal de biscoitos

Sem retorno financeiro, o assistente social decidiu abandonar profissão para algo mais rentável

Danielle Valentim | 02/10/2019 08:09
Tradicional com castanhas. (Foto: Kísie Ainoã)
Tradicional com castanhas. (Foto: Kísie Ainoã)

Assistente social por formação e empreendedor por “necessidade”, Pedro de Almeida Del Puente, de 33 anos, usou uma tradição familiar para se reinventar. Infeliz na profissão decidiu investir nos biscoitos de nata, mas não para ser mais um vendedor de guloseimas da vovó. Para se lançar de forma inovadora no mercado criou o “Clube de Biscoitos Dôra Galletas”, uma espécie de assinatura mensal.

Mesmo com o título acadêmico, Pedro afirma que a desvalorização de sua profissão o obriga a fazer de tudo um pouco. Além da produção caseira que envolve sabor, o projeto reforça a sustentabilidade e todas as etiquetas contam com informações sobre o uso do plástico no mundo.
“Em abril eu ainda estava trabalhando numa unidade de acolhimento, mas insatisfeito financeiramente. Vi a necessidade de uma segunda renda e pensei nos biscoitos”, conta.

Com cobertura de chocolate. (Foto: Kísie Ainoã)
Com cobertura de chocolate. (Foto: Kísie Ainoã)

Logo de cara, Pedro comprou um forno semi-industrial e começou a fabricar os tradicionais biscoitos de nata. Mas os pedidos aumentaram e a visão de que deveria incrementar a receita foi apenas uma consequência.

“Fu incrementando, colocando aveia, amendoim, chocolate, canela, castanhas e o pessoal gostando. Foi a partir do interesse do pessoal que eu vi a oportunidade de empreender de verdade”, lembra.

Mais do mesmo? Quando se fala em gastronomia o que mais se vê são pratos adaptados, inspirados ou com a pegada de releituras famosas. Pedro “batia na tecla” de que não poderia ser apenas mais um e enxergou a possibilidade de inovar na forma de venda.

“A renda recorrente permite fidelizar o cliente e fui atrás de uma empresa que poderia fazer essa cobrança via cartão de crédito. Mas o cliente também pode se cadastrar pessoalmente e virar um assinante”, explica.

Pedro sempre defendeu o diferente e inovou na forma de venda. (Foto: Kísie Ainoã)
Pedro sempre defendeu o diferente e inovou na forma de venda. (Foto: Kísie Ainoã)

Os benefícios para o assinante e o meio-ambiente são vantajosos. “O assinante vai receber os biscoitos em potes de vidro retornáveis. Isso me permite que na devolução e possa esterilizar e reutilizar a embalagem de vidro para uma próxima entrega. Além dos potes retornáveis, mandei personalizar uma bolsa para facilitar as entregas”, pontua Pedro.

Dentre as dezenas de combinações queridinhas, Pedro destaca que o biscoito de nata com aveia, castanha do pará e cobertura de chocolate virou o carro chefe do clube.

Pedro perdeu a mãe ainda bebê, mas todas as receitas da família eram produzidas por ela. Para homenageá-la, o clube leva o nome “Dôra Galletas”, que é junção de Auxiliadora com biscoitos em espanhol. “Não só biscoitos, mas minha mãe fabricava ovos de páscoa e todas essas receitas caseiras”, frisa Pedro.

O primeiro plano é vendido a R$ 35 e garante um pote com aproximadamente 1 kg de biscoitos. Assim como na assinatura de revistas, cada mês os sabores dos biscoitos serão variados.

“Mas nada impede que o cliente escolha os ingredientes que serão utilizados, por exemplo, a farinha com glúten ou a farinha integral, o açúcar refinado ou o açúcar demerara. O assinante também pode escolher os sabores de sua preferência”, pontua.

No segundo plano, o cliente recebe em casa um pote e meio de biscoitos e no terceiro aproximadamente dois quilos por R$ 65. Mas para quem deseja provar sem se tornar um assinante, também pode procurar as delícias pela rede social @doragalletas .

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O primeiro plano é vendido a R$ 35 e garante um pote com aproximadamente 1 kg de biscoitos. (Foto: Kísie Ainoã)
O primeiro plano é vendido a R$ 35 e garante um pote com aproximadamente 1 kg de biscoitos. (Foto: Kísie Ainoã)
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