ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Sabor

Fermento com mais de 150 anos veio da índia e continua produzindo pão artesanal

O chef de cozinha Boulanger Ricardo ganhou uma isca da massa de um amigo e trouxe para Campo Grande

Alana Portela | 17/06/2019 06:43
Levain é uma massa usada para fermentação de pão (Foto: Paulo Francis)
Levain é uma massa usada para fermentação de pão (Foto: Paulo Francis)

Fermento produzido há mais de 150 anos, a base de farinha e água,  é o ingrediente secreto do chef Ricardo Isnardi, mais conhecido por Boulanger Ricardo. O pão artesanal produzido por ele tem a "fermentação natural selvagem", com lactobacillus, ácido acético e láctico, que além de deixar a massa do pão macia e crocante, também promete contribuir para o funcionamento da flora intestinal.

“Possui baixo índice glicêmico, ou seja, não gera um pico de açúcar no sangue. No fermento natural está a bactéria do gênero lactobacillus que produz ácido lático, aumentando a absorção de minerais e facilitando a digestão. As bactérias do fermento natural digerem parte do amido, ficando mais fácil para nosso corpo digeri-lo”, explica o chef.

O Levain é a base de farinha e água, que misturados por um certo tempo, provocam a fermentação natural selvagem.

A massa usada por Boulanger tem 150 anos e veio da Índia. Contudo, ele ganhou de um amigo há um ano. “Um chef trouxe a massa da Índia para o Rio de Janeiro, para uma panificadora artesanal que tem lá. Me apresentou e deu uma isca do fermento porque trabalho com a produção de pão e também já tinha outros fermentos naturais que eu mesmo fazia. Essa massa Levain já fez várias toneladas de pães”, conta.

Boulanger é formado em Direito e Publicidade, atuou nas duas áreas, porém, foi na gastronomia que se “achou”. Atualmente, é proprietário da empresa RIJ Gourmet de fermentação natural, onde faz pão por encomenda, e também ministra cursos. “Cozinho desde que me entendo por gente. Dou cursos ensinando o preparo do fermento para os alunos. Recentemente estive em uma universidade para falar sobre a fermentação”.

O chef Bourlanger usa o fermento para fazer pão artesanal na Capital (Foto: Danielle Valentim)
O chef Bourlanger usa o fermento para fazer pão artesanal na Capital (Foto: Danielle Valentim)

O chef de cozinha dá vários motivos para se alimentar de pão feito com fermentação natural. “A longa fermentação quebra a proteína do glúten em aminoácidos, facilitando também a digestão  daqueles que são sensíveis ao glúten. O ácido acético,produzido durante a fermentação, impede o crescimento de fungos no pão, preservando-o por muito mais tempo. O processo de fermentação aumenta a presença de bactérias benéficas no pão e ajudam a saúde, impedindo infecções”, disse.⠀

Conforme Boulanger, no fermento natural são encontrados inúmeros minerais e vitaminas como vitaminas B1, B6, B12, ácido fólico, tiamina, niacina, riboflavina, vitamina E, selênio, ferro, manganês, cálcio, magnésio, fósforo, zinco e potássio. Ele ainda diferencia o pão feito com fermentação natural do produzido com o industrial ”O sabor é melhor do que os pães feitos com fermento industrial, a complexidade do trigo aparece no paladar junto com seus aromas característicos”, afirma.⠀

O Levain tem mais de 150 anos e veio da Índia (Foto: Paulo Francis)
O Levain tem mais de 150 anos e veio da Índia (Foto: Paulo Francis)
A massa de Levain traz vários benefícios a saúde (Foto: Paulo Francis)
A massa de Levain traz vários benefícios a saúde (Foto: Paulo Francis)

Preservação - A massa de Levain fica guardada na geladeira em temperatura de 10 °C e para prolongar a “vida” do fermento, o chef de cozinha sempre acrescenta uma quantidade de farinha e água na isca da massa que ganhou, e deixa fermentar para aumentar sua quantia. “Todos os dias coloco mais, de acordo com a quantidade de pães que vou trabalhar. A fermentação varia de 12h à 24h, depende da acidez que vai querer”, disse.

Ele explica que quanto mais idade o Levain tem, melhor fica para a produção. “Quanto mais velho o fermento, mais rápido ele se desenvolve e fica mais forte para a fabricação do pão. Um fermento novo demora crescer, criar estrutura para dar a desenvoltura dos pães. Tem que ter paciência para trabalhar com ele. É fermento natural selvagem porque não encontra pra comprar”.

Boulanger comenta sobre os tipos de pão que costuma produzir. “Tem o de Brioche, ‘Tortano’ que é recheado com linguiça ou presunto, o ‘Rústico’ que é o estilo italiano com casca grossa e poder fazer normal ou recheado. Faço o ‘Focaccia’ e que tem origem italiana e é feito com massa de pizza. Ficam macios”, afirma.

Pão de Focaccia italiana com alho negro e alecrim feito pelo chef Boulanger usado a fermentação natural selvagem (Foto: Arquivo pessoal)
Pão de Focaccia italiana com alho negro e alecrim feito pelo chef Boulanger usado a fermentação natural selvagem (Foto: Arquivo pessoal)
Bolo de cacau feito com fermento Levain (Foto: Arquivo pessoal)
Bolo de cacau feito com fermento Levain (Foto: Arquivo pessoal)

Além dos pães, quando encomendados, o chef também faz bolo usando o Levain. “O bolo é 100% cacau. Por conta da acidez do fermento, posso deixar meio ácido, meio azedo ou não. Tenho um cliente que sempre encomenda para a família e já preparei uns 40 para ele”, disse.

Preparo - Antes de botar a mão na massa, Boulanger faz o levantamento da ficha técnica do pão, como a quantidade dos ingredientes necessários para a produção do dia. Durante a receita acrescenta o Levain de forma proporcional. “Faço a mistura de acordo com a porcentagem. Para cada quilo de pão é usado 30% do fermento, depois deixa a massa descansar por duas horas”, conta.

Após as duas horas descansando, o chef de cozinha desenvolve a estrutura da massa com glúten e faz a pré-modelagem. Em seguida, modela e deixa fermentar vagarosamente na geladeira ou em temperatura ambiente. “Depois de 12h fermentando, aí assa”.

Origem - De acordo com o chef de cozinha, Boulanger a receita de Levain existe desde o tempo dos faraós. “Na época, eles faziam o pão mais achatado de farinha e água, porém sem a fermentação. Certa vez, um escravo faraó deixou a farinha com a água amanhar de um dia para o outro, assim surgiu a fermentação natural. Isso existe há mais de três mil anos”, disse.

“Pães integrais de fermentação natural são o tipo mais antigo de pão criado pela humanidade, é natural comê-los em oposição aos pães industrializados”, concluiu.⠀

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Pão Rústico tipo italiano com alho negro preparado com o fermento natural (Foto: Arquivo pessoal)
Pão Rústico tipo italiano com alho negro preparado com o fermento natural (Foto: Arquivo pessoal)
Pão de Brioches indo ao forno para assar (Foto: Arquivo pessoal)
Pão de Brioches indo ao forno para assar (Foto: Arquivo pessoal)
Nos siga no Google Notícias