ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Sabor

Mania com frango assado, polenta frita tem lá seus segredinhos

Anny Malagolini | 27/05/2013 07:00
Polenta tem de ser frita de forma tradicional, sem ser empanada. (Fotos: Marcos Ermínio)
Polenta tem de ser frita de forma tradicional, sem ser empanada. (Fotos: Marcos Ermínio)

Uma das receitas mais tradicionais da culinária italiana, a polenta, aparece cada vez mais em Campo Grande, mas não como prato principal. É servida como acompanhamento do frango assado ou galeto, na maioria das casas da carne na cidade. Em todas o padrão é o mesmo, mole por dentro e crocante por fora. Algumas, para incrementar, também misturam queijo à massa.

A receita que é feita no Frango na Brasa, por exemplo, tem mais de 22 anos. Edine Aparecida Longo, de 52, aprendeu a preparar o prato com a família do esposo, que tem descendência italiana. Ela conta que na cidade onde morava, em Curitiba, a polenta é sagrada quando o prato principal é frango. "Quando cheguei em Campo Grande tratei de dar continuidade a receita que é herança da família".

Sobre o modo de preparar uma polenta frita que seja mole por dentro e sequinha por fora, Edine garante que o segredo é o tempo de cozimento do fubá de milho, tem de ser no mínimo 50 minutos em fogo baixo. Ao cortar, as fatias também não podem ser muito finas, nem grossas de mais, cerca de um dedo de espessura é o ideal.

Todos os dias são preparados 50 porções de polenta que rendem para seis pessoas. Como a quantidade é grande, ela explica que chega a gastar 8 horas para o preparo.

Apesar de ser frita, Edine aconselha a não empanar a polenta como muitos costumam fazer. “É preciso cortar a polenta em pedaços e colocar para fritar da maneira tradicional”, com o óleo quente.

Veja a receita tradicional:

Ingredientes:

5 copos de água fria
2 copos de fubá mimoso
Tempero a gosto, como sal e alho
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de preparo:

Misture os 4 primeiros ingredientes e leve ao fogo até engrossar. Cozinhe por mais 5 minutos e adicione a farinha de trigo. Bata bem a polenta com uma colher de pau e despeje em forma untada com óleo. Leve para a geladeira e após bem frio corte em tiras, depois é só fritar e servir.

Polenta pronta para acompanhar o frango. (Fotos: Marcos Ermínio)
Polenta pronta para acompanhar o frango. (Fotos: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias