A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Setembro de 2019

18/08/2019 07:59

Sorvete de Teotônia é sobremesa de amor feita por Olivan há 30 anos

Receita caseira leva 6 ingredientes e fica pronta em duas horas

Danielle Valentim
O sorvete combina com qualquer hora do dia. (Foto: Danielle Valentim)O sorvete combina com qualquer hora do dia. (Foto: Danielle Valentim)
Olivan aprendeu a receita no Rio Grande do Sul e nunca mais deixou de fazer. Olivan aprendeu a receita no Rio Grande do Sul e nunca mais deixou de fazer.

Uma receita de sorvete caseiro virou tradição na casa do agricultor Olivan Valentim, de 54 anos, e hoje ele ensina a sobremesa no quadro “Direto da Cozinha”. O doce gelado leva seis ingredientes, rende oito porções e fica pronto em duas horas.

Olivan conta que morou em diversas cidades do Rio Grande do Sul, entre 1984 e 1986. Na passagem pelo estado gaúcho aprendeu uma receita de sorvete famosa na cidade de Teotônia.

“A sobremesa virou uma “carta na manga” nos últimos 30 anos e sempre está presente em almoços especiais. O sorvete caiu no gosto da minha família, mas garanto que agrada até os paladares mais exigentes”, pontua Olivan.

Para a receita você vai precisar de:

- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 300 ml de leite (ou a mesma medida da lata de leite condensado)
- 4 ovos
- 1 xícara de açúcar para a calda
- 4 colheres de sopa de achocolatado para a cobertura

Vamos ao passo a passo:

Creme - Separe as gemas da clara e em uma panela coloque o leite condensado, o leite e as gemas. Leve ao fogo e mexa até obter a consistência de creme, de 3 a 5 min.
Caramelo – Derreta o açúcar até ficar marronzinho na forma de pudim ou despeje na travessa refratária. Faça uma camada por toda a forma e espere endurecer.
Calda – Dissolva as quatro colheres de chocolate em meia xícara de leite e reserve.
Segundo creme – Bata as claras em neve e misture ao creme de leite. Esse creme será o primeiro a ser colocado na travessa. Em seguida, despeje o primeiro creme e depois a calda de chocolate.

Antes da calda de chocolate.Antes da calda de chocolate.
Pronto para ser levado ao freezer.Pronto para ser levado ao freezer.
Sorvete congelado pronto para ser servido. (Foto: Danielle Valentim)Sorvete congelado pronto para ser servido. (Foto: Danielle Valentim)

Com a forma montada deixe no congelador por 1h30. Prontinho, a sobremesa está pronta. A receita rende até oito porções e combina com qualquer hora do dia.

E todo mundo que tem aquele prato que faz sucesso na família, pode entrar no "Direto da Cozinha". É só filmar com o celular mesmo, enviar as imagenscom a lista de ingredientes e o modo de fazer por escrito, para a gente editar e compartilhar.

Envie as imagens para ladob@news.com.br, whatsapp (67) 9 9955-2040 ou pelo Facebook.

Confira o vídeo:

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.