ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Lado Rural

Área livre de aftosa aponta para crescimento na indústria de carne suína em MS

Certificação faz do Estado área livre da doença sem vacinação a partir de 2023

Liana Feitosa | 05/05/2022 17:27
Mato Grosso do Sul é o 6º no ranking de exportações de carne suína. (Foto: Semagro / Divulgação)
Mato Grosso do Sul é o 6º no ranking de exportações de carne suína. (Foto: Semagro / Divulgação)

A indústria de suínos também vai se beneficiar do status de área livre de febre aftosa sem vacinação conquistado por Mato Grosso do Sul. A partir de 2023, a suinocultura estadual pode ampliar mercado, já que a doença também pode acometer suínos. Atualmente, p Estado é o 6º no ranking de exportações de carne suína.

Até o final desse ano, os rebanhos bovinos e bubalinos serão vacinados contra a enfermidade, o que não será mais necessário a partir do próximo ano devido à certificação obtida na semana passada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na semana passada. A febre aftosa pode ser transmitida aos suínos, que são hospedeiros.

"O Estado será visto de forma diferente do que era visto no passado. É um benefício muito grande com relação a esta notícia de abertura, até porque sabemos que se um dia houver foco em bovinos ou onde for na produção com certeza a maneira de resolver o problema é mais ágil e rápida", afirmou o presidente da Asumas (Associação Sul-matogrossense de Suinocultores), Alessandro Boigues.

Ele ainda destacou a importância da criação de um fundo privado de recursos para combater a febre aftosa. "Com o fundo privado será feita a captação de recursos para atender o Estado e agregar não só o MS, mas para o Brasil todinho", definiu.

Na visão de Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar), a certificação será um "upgrade" para o Estado atingir mercados internacionais de carne e elevar as exportações. "A suinocultura estadual tem crescido de forma vertiginosa com aumento na eficiência dos produtores , tecnologia avançada e qualidade dos animais, por isso a certificação trará um ganho a mais na atividade", finalizou.

Nos siga no Google Notícias