Com 15 mil hectares em produção, MS debate futuro da citricultura em evento
Governador fará abertura do 2º dia de programação, que trará palestra de professor e influenciador do agro
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), vai participar do evento MS Citrus Summit, que será realizado em 10 e 11 de dezembro, em Três Lagoas, com formação técnica e debate sobre a expansão da citricultura no Estado. Ele fará a abertura do segundo dia de programação.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O governador Eduardo Riedel participará do MS Citrus Summit, evento sobre citricultura que acontecerá em 10 e 11 de dezembro em Três Lagoas. O encontro contará com a presença do professor da USP e influenciador digital Marcos Fava Neve, conhecido como Doutor Agro. O evento visa debater estratégias para o crescimento sustentável da cadeia produtiva no estado, que já conta com mais de 15 mil hectares em produção e cerca de 7 milhões de mudas implantadas. A expectativa é expandir para 30 mil hectares nos próximos anos, consolidando a citricultura como alternativa para diversificação econômica.
O MS Citrus Summit, cúpula cítrica de Mato Grosso do Sul na tradução, trará como convidado o professor da USP (Universidade de São Paulo) e influenciador digital Marcos Fava Neve, conhecido como Doutor Agro. Ele fará a palestra magna “Uma Nova Perspectiva para a Citricultura” após a fala do governador.
- Leia Também
- Nova fronteira de eucalipto em MS tem capacidade de dobrar produção de celulose
- Transformar pastagens degradadas é um grande feito para MS, diz secretário
O objetivo do evento é debater estratégias para o crescimento sustentável da cadeia produtiva. Segundo a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), já são mais de 15 mil hectares em produção e cerca de 7 milhões de mudas implantadas no Estado. São prospectados mais de 30 mil hectares nos próximos anos, sendo a citricultura uma das principais apostas para diversificação da produção econômica.
O encontro é organizado pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e tem apoio da Prefeitura de Três Lagoas, do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), da Famasul (Federação de Agropecuária e Pecuária de Mato Grosso do Sul), da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Programação
10/12 - Espaço Sesi de Três Lagoas
Encontro Regional de Capacitação em Citricultura - Voltado às equipes técnicas e de fiscalização dos municípios da região. O objetivo é atualizar procedimentos e reforçar práticas para o avanço da cadeia produtiva de forma segura, sustentável e integrada. Especialistas das instituições envolvidas vão conduzir a formação.
13h – Credenciamento
14h – Abertura oficial
14h30 às 15h20 – Painel 1
A Citricultura no MS / Oportunidades (Semadesc)
– Cenário atual, localização e status dos projetos
– Atração de investimentos
– Geração de emprego e renda
15h20 às 16h – Painel 2
Principais Doenças e Sanidade (Fundecitrus)
– Psilídeo e Greening (HLB): identificação, monitoramento e controle
16h – Intervalo
16h20 às 17h10 – Painel 3
Políticas Públicas e Normativos (Iagro)
– Estrutura regulatória
– Defesa sanitária
– Procedimentos de manejo e fiscalização
17h15 – Espaço para Perguntas

11/12 - Espaço Sesi MS
8h – Abertura com o governador Eduardo Riedel e autoridades
9h às 10h – Palestra Magna “Uma Nova Perspectiva para a Citricultura” com Marcos Fava Neves
10h às 11h – Painel 1: Políticas Públicas e Práticas ESG
Mediador: Jaime Verruck (Semadesc)
– Defesa sanitária e segurança jurídica – Iagro
– Boas práticas – Fundecitrus
– Combate ao HLB – Fundecitrus
11h às 12h – Painel 2: Produção e Ambiente de Negócios no MS
Mediador: Rogério Bereta (Semadesc)
– MS como nova fronteira da citricultura
– Cadeia produtiva e relação produtor/indústria
– Implantação de novos pomares
15h às 17h30 – Visita técnica na Fazenda Paraíso, de Eduardo Sgobi
Inscrições podem ser feitas entrando em contato pelo número (67) 98139-1255, para participar do primeiro dia, e neste link para o segundo dia.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.



