ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, TERÇA  09    CAMPO GRANDE 13º

Lado Rural

Prefeita entrega 20 equipamentos para agricultura familiar em Campo Grande

Tratores, plantadeiras e outros equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda da bancada federal

Por Adriel Mattos e Caroline Maldonado | 27/06/2022 11:52
Equipamentos foram entregues na Praça do Rádio Clube. (Fotos: Caroline Maldonado)
Equipamentos foram entregues na Praça do Rádio Clube. (Fotos: Caroline Maldonado)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), entregou na manhã desta segunda-feira (27) 20 equipamentos para a agricultura familiar. A solenidade foi realizada na Praça da República, popularmente conhecida como Praça do Rádio Clube.

Os maquinários foram adquiridos por R$ 1,5 milhão, recursos de emenda da bancada federal através dos deputados federais Vander Loubet (PT), Tereza Cristina (PP) e o ex-deputado federal José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e também do governo do Estado.

São quatro tratores, dois mini-tratores, um motocultivador - também conhecido como microtrator ou “tobatinha” -, duas plantadeiras de mandioca, quatro ensiladeiras, quatro calcareadeiras, duas carretas agrícolas e um distribuidor de sementes e insumos.

Todos eles foram entregues pela Agraer-MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul) e repassados ao município. “Adquirimos um trator e uma carreta agrícola entregues hoje com recursos do governo. A prefeitura pode ceder para associações ou administrá-los”, disse o diretor-executivo da autarquia, Fernando Luiz Nascimento.

Arcindo é um dos 170 produtores de horta urbana da Capital
Arcindo é um dos 170 produtores de horta urbana da Capital

Um dos beneficiados é o agricultor Arcindo Lopes, de 74 anos. Ele mantém uma horta de 2 hectares no Jardim Santa Emília. “A prefeitura sempre nos ajudou muito, mas agora com esses equipamentos, vai melhorar. A gente usa os equipamentos, só precisa pagar o combustível. Eu não teria condições de comprar nem de alugar, custa 150 a hora o aluguel de um trator, então seria impossível”, comentou.

Segundo a prefeitura, há 170 produtores de hortas urbanas, o que abrange 600 famílias. “Esses equipamentos parte vão direto para os agricultores e outra fica na patrulha rural, presta auxílio ao produtor e voltando depois para a prefeitura”, afirmou Adelaido Vila, titular da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio).

“Isso vai fortalecer muito a agricultura familiar. E a prefeitura está pensando em projetos para ampliar os locais de venda [dos produtos], porque grande parte deles sabe produzir, mas tem dificuldade para comercializar”, complementou o secretário.

A prefeita agradeceu a bancada em seu discurso. “Muito obrigado pela sensibilidade de olhar para Campo Grande e essa sensibilidade para fazer com que nossa Capital cresça. Estamos muito contentes em receber esses equipamentos e fortalecer nossa agricultura familiar”, disse Adriane.

Adriane, no centro, exibe produção da agricultura familiar
Adriane, no centro, exibe produção da agricultura familiar


Nos siga no Google Notícias