ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Lado Rural

Prefeita entrega 20 equipamentos para agricultura familiar em Campo Grande

Tratores, plantadeiras e outros equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda da bancada federal

Adriel Mattos e Caroline Maldonado | 27/06/2022 11:52
Equipamentos foram entregues na Praça do Rádio Clube. (Fotos: Caroline Maldonado)
Equipamentos foram entregues na Praça do Rádio Clube. (Fotos: Caroline Maldonado)

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), entregou na manhã desta segunda-feira (27) 20 equipamentos para a agricultura familiar. A solenidade foi realizada na Praça da República, popularmente conhecida como Praça do Rádio Clube.

Os maquinários foram adquiridos por R$ 1,5 milhão, recursos de emenda da bancada federal através dos deputados federais Vander Loubet (PT), Tereza Cristina (PP) e o ex-deputado federal José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e também do governo do Estado.

São quatro tratores, dois mini-tratores, um motocultivador - também conhecido como microtrator ou “tobatinha” -, duas plantadeiras de mandioca, quatro ensiladeiras, quatro calcareadeiras, duas carretas agrícolas e um distribuidor de sementes e insumos.

Todos eles foram entregues pela Agraer-MS (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul) e repassados ao município. “Adquirimos um trator e uma carreta agrícola entregues hoje com recursos do governo. A prefeitura pode ceder para associações ou administrá-los”, disse o diretor-executivo da autarquia, Fernando Luiz Nascimento.

Arcindo é um dos 170 produtores de horta urbana da Capital
Arcindo é um dos 170 produtores de horta urbana da Capital

Um dos beneficiados é o agricultor Arcindo Lopes, de 74 anos. Ele mantém uma horta de 2 hectares no Jardim Santa Emília. “A prefeitura sempre nos ajudou muito, mas agora com esses equipamentos, vai melhorar. A gente usa os equipamentos, só precisa pagar o combustível. Eu não teria condições de comprar nem de alugar, custa 150 a hora o aluguel de um trator, então seria impossível”, comentou.

Segundo a prefeitura, há 170 produtores de hortas urbanas, o que abrange 600 famílias. “Esses equipamentos parte vão direto para os agricultores e outra fica na patrulha rural, presta auxílio ao produtor e voltando depois para a prefeitura”, afirmou Adelaido Vila, titular da Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio).

“Isso vai fortalecer muito a agricultura familiar. E a prefeitura está pensando em projetos para ampliar os locais de venda [dos produtos], porque grande parte deles sabe produzir, mas tem dificuldade para comercializar”, complementou o secretário.

A prefeita agradeceu a bancada em seu discurso. “Muito obrigado pela sensibilidade de olhar para Campo Grande e essa sensibilidade para fazer com que nossa Capital cresça. Estamos muito contentes em receber esses equipamentos e fortalecer nossa agricultura familiar”, disse Adriane.

Adriane, no centro, exibe produção da agricultura familiar
Adriane, no centro, exibe produção da agricultura familiar


Nos siga no Google Notícias