ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Lado Rural

Seca e estratégias para o período são temas de evento na Embrapa

Bovinos engordados a pasto apresentam bom desenvolvimento na estação das chuvas e fraco no período seco

Por José Roberto dos Santos | 21/07/2022 12:18
Nova cultivar de capim alia alta produtividade, fácil manejo e forragem de qualidade. (Foto: Arquivo/Embrapa)
Nova cultivar de capim alia alta produtividade, fácil manejo e forragem de qualidade. (Foto: Arquivo/Embrapa)

A Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande (MS), sedia nesta sexta-feira (22) o Interagro na Embrapa, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Grande. Durante todo o dia, produtores e técnicos sul-mato-grossenses conhecerão estratégias para o período seco, um dos mais complexos da atividade pecuária, gratuitamente.

Os bovinos engordados a pasto apresentam bom desenvolvimento na estação das chuvas e fraco no período seco. Manejo adequado, uso de espécies forrageiras resistentes e adubação são táticas para aumentar a produção de pastagens. Entretanto, índices semelhantes aos obtidos nas águas são difíceis de obter. O produtor que deseja manter ganhos de peso similares deve investir em uma alimentação equilibrada e pensar na estratégia nutricional.

No painel “Manejo nutricional estratégico”, pela manhã, pesquisadores abordarão a terminação intensiva a pasto, a nutrição do bezerro pós-desmama, as estratégias de conservação de volumosos e a produção de forragem no verão para uso na seca.

Já no período da tarde, os manejos reprodutivo e sanitário estarão no segundo painel do dia. Estratégias reprodutivas, como a inseminação artificial, são adotadas para otimizar os índices zootécnicos, assim como o uso do calendário de manejos, os produtivos e reprodutivos.

Na programação, ainda há espaço para a seca nos sistemas pantaneiros e medidas para reduzir os impactos no Bioma. O manejo de ovinos no inverno finaliza a agenda do Interagro na Embrapa. As inscrições para o evento estão abertas e realizadas no portal da instituição.

Nos siga no Google Notícias