Bloqueio atmosférico deixará temperatura até 5°C mais quente em MS
O fenômeno aumentará a amplitude térmica, o que fará trará o tradicional “tira casaco, bota casaco"
Um bloqueio atmosférico deve deixar as temperaturas mais elevadas em Mato Grosso do Sul ao longo desta semana, conforme previsão do Climatempo. Entre esta segunda-feira (5) até sábado (10), os termômetros podem marcar até 5ºC acima da média no Estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul enfrenta semana com temperaturas acima da média devido a bloqueio atmosférico. O fenômeno, que impede a formação de nuvens de chuva, deve elevar os termômetros em até 5°C até sábado (10). Apesar do calor, não se caracteriza como onda de calor, mas sim um veranico, com dias quentes e noites amenas. A amplitude térmica, com variações acima de 15°C entre mínimas e máximas, será uma característica marcante do período. A umidade relativa do ar também deve cair, com índices abaixo de 30% em algumas regiões. A previsão é de que uma frente fria, vinda do Rio Grande do Sul, rompa o bloqueio atmosférico a partir de sexta-feira (9).
Segundo a empresa de meteorologia, o bloqueio atua sobre o centro-sul do Brasil e dificulta a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de chuvas em MS. Apesar do calor durante o dia, o fenômeno não é considerada uma onda de calor, mas sim um veranico — período com dias quentes e noites com temperaturas mais amenas.
A variação acentuada entre as mínimas e máximas deve provocar grande amplitude térmica, o que fará os sul-mato-grossenses enfrentarem o tradicional “tira casaco, bota casaco”. A diferença entre as temperaturas pode ultrapassar os 15ºC, como registrado em Água Clara ontem.
A umidade relativa do ar também deve cair nos próximos dias, com índices abaixo de 30% em algumas regiões. Em Três Lagoas, por exemplo, o nível registrado nesta segunda-feira foi de 35%, mas a tendência é de queda ao longo da semana.
De acordo com o Climatempo, a partir de sexta-feira (9), uma frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul e romper o bloqueio atmosférico.
Entenda – O bloqueio atmosférico é caracterizado pela estagnação do movimento das massas de ar, provocada por sistemas de alta pressão. A condição dura, no mínimo, cinco dias consecutivos, podendo se estender por semanas. Embora seja mais comum na primavera e no verão, o fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano, inclusive provocando ondas de calor.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.