A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 21 de Novembro de 2017

27/07/2017 10:08

Câmeras de parque ecológico flagram 'passeio' de onça-pintada

Priscilla Peres
Onça a caminho da caça, a noite.  (Foto: Reprodução)Onça a caminho da caça, a noite. (Foto: Reprodução)

Uma onça-pintada foi flagrada andando pelo Parque Estadual das Varzeas do Rio Ivinhema, no último sábado (22). O registro foi feito por uma câmera posta em local estratégico para monitorar as espécies da flora local e a imagem está sendo comemorada pelo gestor do parque.

"Nó comemoramos muito, porquê a gente sabe que existem onças por aqui, falamos para os visitantes, mas é difícil registrar", conta, animado, o gestor do parque Reginaldo de Oliveira.
A câmera chamada de armadilha fotográfica para registrar a fauna começou a ser usada há seis meses, em parceria com a Ong (Organização não governamental) WWF Brasil. A onça pintada foi flagrada às 18h45 do dia 22 de julho, quando saia para caçar.

 

O parque, administrado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), é e uma das unidades de conservação geridas pelo governo. O local não tem grades e ainda não recebe visitantes, mas é um espaço que reúne várias espécies da fauna regional, evitando que eles sejam expostos a perigos e nem ameacem propriedades próximas.

"Nesse tempo de monitoramento nós já encontramos vários animais como onça pintada, parda, lobo guará. A maioria dos animais da nossa fauna. E isso é extremamente importante, ver que os animais estão presentes", afirma.

O gestor ainda conta que pelo acompanhamento dos animais, eles acreditam que a onça tenha filhote, devido a pegadas vistas no chão. "Eles não aparecem no vídeo porque não sabem para caçar com ela".

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema situa-se na bacia hidrográfica do Rio Paraná, no sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul, entre as micro-regiões de Iguatemi e Nova Andradina.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions