ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Câmeras de parque ecológico flagram 'passeio' de onça-pintada

Priscilla Peres | 27/07/2017 10:08
Onça a caminho da caça, a noite.  (Foto: Reprodução)
Onça a caminho da caça, a noite. (Foto: Reprodução)

Uma onça-pintada foi flagrada andando pelo Parque Estadual das Varzeas do Rio Ivinhema, no último sábado (22). O registro foi feito por uma câmera posta em local estratégico para monitorar as espécies da flora local e a imagem está sendo comemorada pelo gestor do parque.

"Nó comemoramos muito, porquê a gente sabe que existem onças por aqui, falamos para os visitantes, mas é difícil registrar", conta, animado, o gestor do parque Reginaldo de Oliveira.
A câmera chamada de armadilha fotográfica para registrar a fauna começou a ser usada há seis meses, em parceria com a Ong (Organização não governamental) WWF Brasil. A onça pintada foi flagrada às 18h45 do dia 22 de julho, quando saia para caçar.

O parque, administrado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS), é e uma das unidades de conservação geridas pelo governo. O local não tem grades e ainda não recebe visitantes, mas é um espaço que reúne várias espécies da fauna regional, evitando que eles sejam expostos a perigos e nem ameacem propriedades próximas.

"Nesse tempo de monitoramento nós já encontramos vários animais como onça pintada, parda, lobo guará. A maioria dos animais da nossa fauna. E isso é extremamente importante, ver que os animais estão presentes", afirma.

O gestor ainda conta que pelo acompanhamento dos animais, eles acreditam que a onça tenha filhote, devido a pegadas vistas no chão. "Eles não aparecem no vídeo porque não sabem para caçar com ela".

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema situa-se na bacia hidrográfica do Rio Paraná, no sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul, entre as micro-regiões de Iguatemi e Nova Andradina.

Nos siga no Google Notícias