ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Campo Grande produz média de 897 toneladas de resíduos sólidos por dia

Em todo o Estado, apenas 20% dos municípios fazem o descarte correto dos resíduos

Gabrielle Tavares | 15/05/2022 12:19
Lixeiras usadas para serparar lixo reciclável. (Foto: Divulgação)
Lixeiras usadas para serparar lixo reciclável. (Foto: Divulgação)

Só em 2021, o aterro sanitário Dom Antônio Barbosa II, em Campo Grande, recebeu 279,8 toneladas de resíduos sólidos. Número que resulta em cerca de 897 toneladas por dia útil no último ano.

Segundo o gerente operacional da Solurb Soluções Ambientais, Bruno Velloso, o aterro da Capital possui impermeabilização do terreno, drenagem e tratamento de percolados, captação e tratamento de gases e outras técnicas de controle. Contudo, parte do lixo ainda é descartado de forma irregular pela população.

Em Mato Grosso do Sul, 63 municípios (80%) destinam lixo de forma inadequada. O titular da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Jaime Verruck apontou que os principais desafios a serem superados nos próximos dois anos no Estado será a extinção de lixões e adoção de aterros sanitários consorciados entre os municípios, o funcionamento efetivo do Sistema Estadual de Logística Reversa de Embalagens, a mudança cultural de cada cidadão e empresa sobre a separação e o descarte correto do lixo.

Descarte correto - A forma de classificação mais conhecida, que pode ser usada para separar o lixo, é referente a sua característica física: resíduos secos (recicláveis) e resíduos úmidos (orgânicos e rejeitos).

A responsabilidade pela separação do lixo é dos próprios moradores, já os dias e horários das coletas podem ser consultados no site da Solurb.

Lixo eletrônico, entulhos, móveis velhos e animais mortos - Estes materiais podem ser descartados nos cinco ecopontos espalhados pela cidade: nos bairros Panamá, Noroeste, Nova Lima, União e Moreninha.

Em relação aos animais de pequeno porte mortos, a população pode solicitar a coleta das carcaças pelos canais de comunicação da Solurb. Contudo, se os resíduos foram descartados de forma irregular em terrenos, a responsabilidade passa a ser da Prefeitura Municipal.

Nos siga no Google Notícias