ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Campo Grande recebe título internacional por arborização urbana

Título é concedido pela FAO e Fundação Arbor Day para incentivar práticas de urbanização nas cidades

Silvia Frias | 05/02/2020 17:00
Além de Campo Grande, município de SP também recebeu título (Foto/Divulgação: Diogo Gonsalves)
Além de Campo Grande, município de SP também recebeu título (Foto/Divulgação: Diogo Gonsalves)

Campo Grande foi reconhecida como “Tree Cities of the World” (Cidade Árvore do Mundo) pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e pela Fundação Arbor Day, organização sem fins lucrativos dedicada ao plantio de árvores. A divulgação do título foi feita hoje, segundo assessoria da prefeitura.

“Parabenizamos as primeiras cidades a serem reconhecidas para 2019, nosso ano inaugural”, disse Hiroto Mitsugi, diretor geral assistente da FAO. “Juntas, essas Cidades em Árvores formam uma nova rede global de líderes florestais urbanos que compartilham os mesmos valores para árvores e florestas da cidade. Estamos orgulhosos de reconhecer essas cidades por suas ações em direção a lugares mais saudáveis e ecológicos para se viver".

O título foi concedido a 59 cidades de 17 países. No Brasil, além da capital de MS, a cidade de São Carlos (SP) recebeu o reconhecimento. Na América do Sul, receberam o título as cidades de Baranquilla (Colômbia) e Quito (Equador).

Na página do Fundação Arbor Day, a divulgação do título (Foto/Divulgação)
Na página do Fundação Arbor Day, a divulgação do título (Foto/Divulgação)

Conforme a fundação, o programa Tree Cities of The World quer inspirar as cidades a cuidar do meio ambiente, por meio do reconhecimento internacional.

A inciativa surgiu durante o Fórum Mundial de Florestas Urbanas de 2018 na Itália, onde líderes mundiais lançaram o Desafio das Cidades Verdes e adesão ao programa, que tem como objetivo conectar as cidades ao redor do mundo em nova rede dedicada a compartilhar e adotar as abordagens bem-sucedidas para o gerenciamento de árvores e florestas comunitárias.

De acordo com assessoria, reconhecimento foi decorrente da apresentação de boas práticas, legislação específica e ações que foram comprovadas e atestadas.

De acordo com a superintendente de fiscalização e gestão ambiental, Gisseli Giraldelli, esse reconhecimento tem um significado inestimável. “Por ser servidora de carreira, atuando na área ambiental, sei da luta diária e o quanto é difícil mudar a cultura das pessoas para essa temática, fazer com que o cidadão entenda quão importante é a arborização urbana”.

O prefeito Marquinhos Trad disse que o título é reconhecimento do trabalho de preservação ambiental. “Nosso projeto de requalificação do Centro, por exemplo, tem esta preocupação, com plantio de árvores de várias espécies. É a certeza de que estamos no caminho certo”.

Dentre as cidades que também receberam o título Tree Cites of the World estão Paris, Turin, Milão, Madri, Nova Iorque, Washington, São Francisco, Atlanta, Toronto, Auckland e Guadalajara.

Título concedido é reconhecimento internacional, segundo fundação (Foto/Divulgação: Diogo Gonsales)
Título concedido é reconhecimento internacional, segundo fundação (Foto/Divulgação: Diogo Gonsales)
Nos siga no Google Notícias