ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Capacitações e plantio de mudas marcam atividades do Dia da Árvore

Priscilla Peres | 18/09/2014 13:30
Águas Guariroba vai viabilizar o plantio de 200 mudas nativas. (Foto: Divulgação/Águas Guariroba)
Águas Guariroba vai viabilizar o plantio de 200 mudas nativas. (Foto: Divulgação/Águas Guariroba)

Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia da Árvore terá uma série de ações em Campo Grande. No domingo, 200 mudas de espécies nativas do cerrado serão plantadas no canteiro central da avenida Prefeito Lúdio Coelho e sementes de ipê roxo também serão distribuídas aos participantes durante a manhã, a partir das 8h30.

O canteiro da avenida, próximo à Vila da Base Aérea, terá espécies de paineira rosa, paineira branca, manduvi, bálsamo, jequitibá rosa e munguba. O plantio de mudas será feito por 65 alunos escoteiros e 30 crianças do grupo Desbravadores, da Igreja Adventista. O evento terá ainda a apresentação de Lenilde Ramos e Paulo Góes.

As mudas que serão plantadas são cultivadas no viveiro que a Águas Guariroba mantém dentro da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Los Angeles. As espécies produzidas são destinadas ao plantio em áreas de mananciais, em unidades da concessionária e também em atividades de conscientização sobre a importância da arborização e da preservação do meio ambiente. O viveiro tem capacidade para produzir 50 mil mudas por ano.

Atividades - Até o dia 28 de setembro, a Prefeitura de Campo Grande, a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Projeto Florestinha levarão turmas de cinco escolar (cerca de 250 alunos), para as discussões ambientais com as crianças do Projeto.

Será oferecido oficinas formativas, visitação ao museu de animais taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna; como ainda, apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, e, trilhas ecológicas. As atividades devem destacar principalmente que a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana, onde que com a chegada da primavera, ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

A ação visa dar ainda uma continuidade aos temas, além de um dia de cada aluno no Parque. Ao final de cada oficina serão distribuídos folhetos educativos, fornecidos pela Fundação Alphaville, relacionados a cada assunto discutido e os professores levarão o material para dar continuidade em sala, às discussões das questões ambientais com os alunos.

Nos siga no Google Notícias