ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Clube fará observação de eclipse solar na rotatória do Morenão

Fenômeno costuma acontecer a cada 18 meses e poderá ser visto parcialmente na Capital

Jones Mário | 30/06/2019 13:04
Clube de Astronomia Carl Sagan vai promover observação na rotatória do Estádio Morenão (Foto: Reprodução/Facebook)
Clube de Astronomia Carl Sagan vai promover observação na rotatória do Estádio Morenão (Foto: Reprodução/Facebook)

O Clube de Astronomia Carl Sagan promove na próxima terça-feira (2), a partir de 16h, na rotatória do Estádio Morenão, região sul de Campo Grande, a observação do eclipse solar. O fenômeno costuma acontecer a cada 18 meses e poderá ser visto parcialmente na Capital.

O eclipse se forma quando a lua passa em frente ao sol durante sua órbita ao redor da Terra e bloqueia temporariamente a luz solar, escurecendo o dia por alguns minutos. Durante o fenômeno, é possível acompanhar a sombra da lua aparecendo em frente à estrela.

Em Campo Grande, o eclipse começa às 15h56min e terá seu ápice de bloqueio da luz solar às 16h54min. O fenômeno termina às 17h09min. Os organizadores do evento vão disponibilizar óculos específicos para a observação, uma vez que não se pode contemplar um eclipse solar diretamente a olho nu.

O fenômeno desta terça-feira é chamado de “O Grande Eclipse Solar Sul-Americano”, já que a sombra produzida pelo alinhamento se estenderá pelo Pacífico Sul, a partir de La Serena, no Chile, até Buenos Aires, Argentina. Somente estes dois países poderão ter a visão total do eclipse, mas a parcial também será visível no Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil.

O Observatório Interamericano de Cerro Tololo e o Observatório de La Silla - diretamente no caminho da sombra - vão capturar o fenômeno e transmiti-lo ao vivo.

Nos siga no Google Notícias