A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019

16/07/2019 19:02

Com céu aberto, eclipse da Lua fica visível, mas poucos notam

Fenômeno deve se estender até as 22h, com sombra da Terra se projetando sobre o satélite natural do planeta

Humberto Marques e Adriano Fernandes
Lua sobre o céu de Campo Grande nesta terça-feira (16); sombra da Terra cobrirá parcialmente o satélite até as 22h. (Foto: Thiago Mendes)Lua sobre o céu de Campo Grande nesta terça-feira (16); sombra da Terra cobrirá parcialmente o satélite até as 22h. (Foto: Thiago Mendes)

A previsão do tempo para Campo Grande se confirmou na noite desta terça-feira (16) e, com céu claro, o eclipse parcial da Lua promete um espetáculo à parte nesta noite. A sombra da Terra já se projeta sobre o satélite natural, promovendo um espetáculo pouco comum, mas que parece não inspirar as pessoas no fim do expediente.

Havia dúvidas sobre a possibilidade de o fenômeno astronômico ser presenciado, já que o céu se manteve nublado até parte da tarde. A previsão era de que o eclipse lunar começasse ás 16h01, devendo durar até, aproximadamente, 22h. Nesse período, o satélite natural ficará parcialmente encoberto pela sombra do planeta.

Nas ruas, o fenômeno ainda era desconhecido por quem, encerrando o expediente, voltava para casa. A reportagem seguiu pela Avenida Afonso Pena, onde pessoas disseram até mesmo desconhecer a ocorrência.

Ademar Freire, 33, autônomo, também desconhecia a ocorrência nos céus.Ele afirmou que, ultimamente, tais fenômenos “não tem mais o mesmo clima de antes, quando mundo parava para observar ou se importava. Hoje passa batido”.

Uma mulher também de 33 anos, e que não quis se identificar, notou o eclipse apenas durante a entrevista. A experiência serviu para exercitar o saudosismo. “Eu ainda observava quando era criança, mas hoje em dia, na correria, não paro mais para ver e, quando tem, não é algo que desperta tanto o interesse”.

Trata-se do segundo eclipse visível na Capital neste mês –em 2 de julho, houve um parcial do sol. A diferença é que, desta vez, não será necessário usar proteção para os olhos, como óculos especiais.

O eclipse lunar ocorre quando a sombra da Terra é projetada na superfície da Lua –que reflete a luz solar e acaba ocultada. Neste caso, porém, será um fenômeno parcial.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions