ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Com céu aberto, eclipse da Lua fica visível, mas poucos notam

Fenômeno deve se estender até as 22h, com sombra da Terra se projetando sobre o satélite natural do planeta

Humberto Marques e Adriano Fernandes | 16/07/2019 19:02
Lua sobre o céu de Campo Grande nesta terça-feira (16); sombra da Terra cobrirá parcialmente o satélite até as 22h. (Foto: Thiago Mendes)
Lua sobre o céu de Campo Grande nesta terça-feira (16); sombra da Terra cobrirá parcialmente o satélite até as 22h. (Foto: Thiago Mendes)

A previsão do tempo para Campo Grande se confirmou na noite desta terça-feira (16) e, com céu claro, o eclipse parcial da Lua promete um espetáculo à parte nesta noite. A sombra da Terra já se projeta sobre o satélite natural, promovendo um espetáculo pouco comum, mas que parece não inspirar as pessoas no fim do expediente.

Havia dúvidas sobre a possibilidade de o fenômeno astronômico ser presenciado, já que o céu se manteve nublado até parte da tarde. A previsão era de que o eclipse lunar começasse ás 16h01, devendo durar até, aproximadamente, 22h. Nesse período, o satélite natural ficará parcialmente encoberto pela sombra do planeta.

Nas ruas, o fenômeno ainda era desconhecido por quem, encerrando o expediente, voltava para casa. A reportagem seguiu pela Avenida Afonso Pena, onde pessoas disseram até mesmo desconhecer a ocorrência.

Ademar Freire, 33, autônomo, também desconhecia a ocorrência nos céus.Ele afirmou que, ultimamente, tais fenômenos “não tem mais o mesmo clima de antes, quando mundo parava para observar ou se importava. Hoje passa batido”.

Uma mulher também de 33 anos, e que não quis se identificar, notou o eclipse apenas durante a entrevista. A experiência serviu para exercitar o saudosismo. “Eu ainda observava quando era criança, mas hoje em dia, na correria, não paro mais para ver e, quando tem, não é algo que desperta tanto o interesse”.

Trata-se do segundo eclipse visível na Capital neste mês –em 2 de julho, houve um parcial do sol. A diferença é que, desta vez, não será necessário usar proteção para os olhos, como óculos especiais.

O eclipse lunar ocorre quando a sombra da Terra é projetada na superfície da Lua –que reflete a luz solar e acaba ocultada. Neste caso, porém, será um fenômeno parcial.

Nos siga no Google Notícias