ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

Com contratação de R$ 7 milhões, governo vai ampliar análise meteorológica em MS

Organização selecionada deverá instalar 23 novas estações meteorológicas pelo Estado

Por Cassia Modena | 08/12/2023 09:25
Estação meteorológica do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, em MS (Foto: Divulgação/Governo de MS)
Estação meteorológica do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, em MS (Foto: Divulgação/Governo de MS)

Para instalar 23 novas estações meteorológicas em Mato Grosso do Sul e melhorar a análise de dados históricos e previsões futuras, o governo estadual lançou nesta sexta-feira (8) chamamento público para contratar uma OSC (Organização da Sociedade Civil) por R$ 7.895.834,31.

A contratada terá que produzir, durante quatro anos, série histórica para coleta de dados climáticos. Com isso, o objetivo é ajudar no norteamento de decisões do próprio governo, da prefeitura e seus órgãos, além dos demais interessados.

Os municípios que receberão as estações serão: Alcinópolis, Aquidauana, Amambai, Anaurilândia, Água Clara (duas delas), Batayporã, Inocência, Figueirão, Naviraí, Nioaque, Ribas do Rio Pardo, Paraíso das Águas, Ponta Porã, Corguinho e Mundo Novo. Sete delas estarão na planície pantaneira, sendo os locais o Rio Paraguai, o Nabileque, a Nhecolândia, o Abobral, Cáceres e Paiaguás (duas delas).

A OSC vencedora deverá ser conhecida até 11 de março do ano que vem, prazo final para homologação do resultado.

O que é - Uma estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central, ligada a vários sensores que medem parâmetros meteorológicos como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento.

Ela integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora. Em Mato Grosso do Sul, já existem 45 estações meteorológicas, sendo 28 delas instaladas pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e 17 instaladas pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias