ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Combate ao fogo em áreas de conservação recebe reforço de aeronaves e Exército

Secretário Nacional de Defesa Civil vem para o Estado debates estratégias

Tainá Jara | 13/09/2020 11:19
Aeronaves serão utilizadas no combate às chamas (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Aeronaves serão utilizadas no combate às chamas (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

A intensificação dos focos de incêndio em Mato Grosso do Sul, principalmente no Pantanal, levou o governo Federal a reforçar a estrutura de combate ao fogo. Para debater estratégias para evitar que as chamas se alastrem, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, chega a Campo Grande, na tarde deste domingo.

De acordo com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, há três áreas de preocupação no Estado no momento: Pantanal, na região de Corumbá; áreas do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis; e floresta de eucalipto em Três Lagoas.

Primeira unidade de conservação do Estado, o Parque Nacional guarda sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos e, até a noite de sexta-feira (11), um total de 8.875 hectares já haviam sido queimados pelas chamas, sendo 4,5 mil hectares dentro do Parque e pouco mais de 4 mil hectares em propriedades rurais próximas. Os incêndios foram registrados no começo da semana.

Incêndio consumiu mais de 4 mil hectares do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Governo do Estado)
Incêndio consumiu mais de 4 mil hectares do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari (Foto: Divulgação/Governo do Estado)

Não costumam ocorrer incêndios desta proporção no local neste época no ano. Brigadistas do ICMBio vieram do Parque das Emas (Goiás) para auxiliar no combate, o Comando Militar do Oeste, enviou 70 homens do exército de Coxim para o município e no local também já estão três aeronaves contratadas pelo setor energético e prefeituras.

O ministro Ricardo Salles, através do ICMBio também confirmou outras duas aeronaves que chegam hoje (13) ao município de Alcinópolis. “Teremos uma estrutura forte a partir de hoje no município para controlar a situação e a partir de amanhã os municípios mais afetados pelas queimadas serão avaliados e vamos ampliar o estado de calamidade de incêndios florestais para outros municípios, como Alcinópolis”, destaca o secretário Jaime Verruck.

O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves chega ao Mato Grosso do Sul neste domingo para discutir a necessidade de decreto de emergência em vários municípios, para que o Estado possa receber recursos do Ministério que serão utilizados na locação de aviões, equipamentos e combustíveis.

Nos siga no Google Notícias