ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Meio Ambiente

Curso orienta proprietários sobre recuperação de áreas na bacia do Taquari

Municípios do norte do Estado receberão ações de treinamento até agosto deste ano

Humberto Marques | 17/07/2018 18:29
Qualificação de produtores rurais começou por Coxim em maio deste ano. (Foto: Oscar Júnior/Semagro)
Qualificação de produtores rurais começou por Coxim em maio deste ano. (Foto: Oscar Júnior/Semagro)

Proprietários rurais de seis municípios da Sub-Bacia Hidrográfica do rio Taquari, no norte do Estado, poderão participar de cursos gratuitos sobre recuperação de áreas degradadas que serão oferecidos de 27 de julho a 31 de agosto. As ações serão realizados em Alcinópolis, Camapuã, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste, integrando o projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do rio Taquari”, desenvolvido com apoio do Ministério do Meio Ambiente e do governo federal.

A capacitação envolve ações de recuperação de áreas degradadas com foco no manejo integrado de microbacias. Cada curso terá duração de oito horas-aula divididas igualmente entre treinamento teórico e ações práticas. As aulas serão ministradas por técnicos da Agraer (Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

O primeiro curso foi realizado em 25 de maio em Coxim, com 40 participantes. As ações ainda percorrerão Pedro Gomes (27 de julho), Alcinópolis (3 de agosto), Camapuã (10 de agosto), São Gabriel do Oeste (17 de agosto, no Sindicato Rural Patronal), Figueirão (24 de agosto) e Rio Verde de Mato Grosso (31 de agosto). Os locais de realização e outras informações foram divulgados pelo Imasul.

Na agenda dos cursos estão princípios básicos, legislação ambiental e técnicas de recuperação de áreas degradadas e o CAR (Cadastro Ambiental Rural). O projeto “Capacitação para o Desenvolvimento Sustentável na Bacia Hidrográfica do rio Taquari” abrange quatro metas principais: mobilização e produção de material para capacitação comunitária; qualificação para recuperação de áreas degradadas; treinamento para implantação de viveiros (já implantado em apoio à unidade de São Gabriel do Oeste, referência para o norte do Estado); e um seminário.

Nos siga no Google Notícias