ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Eclipse solar será visto parcialmente em MS à tarde, segundo meteorologia

Névoa que encobre a cidade nesta manhã vai se dissipar e não vai atrapalhar o avistamento, segundo os especialistas

Marta Ferreira | 02/07/2019 06:37
Névoa que encobriu Campo Grande nesta manhã vai se dissipar e não impedirá visualização parcial de eclipse, segundo meteorologia. (Foto: Ângela Kempfer)
Névoa que encobriu Campo Grande nesta manhã vai se dissipar e não impedirá visualização parcial de eclipse, segundo meteorologia. (Foto: Ângela Kempfer)

Esta terça-feira é dia de eclipse solar, total e vai ser possível avistar em Mato Grosso do Sul, mesmo que parcialmente, apesar do nevoeiro que encobre a cidade, mas deve se dissipar ao longo do dia. Mas é preciso ter cuidado. Segundo os serviços de meteorologia alertam, é preciso usar uma proteção para observar o céu no momento em que a lua se interpõe entre a terra e o sol.

Um eclipse desse tipo só tem previsão de ocorrer novamente em 2045.
O fenômeno está previsto para começar às 15h23h e se estende até às 16h39.

Onde ver – Se você quer fazer observação mais “profissional”, o Clube de Astronomia Carl Sagan estará, a partir de 16h, na rotatória do Estádio Morenão, região sul de Campo Grander.
O eclipse se forma quando a lua passa em frente ao sol durante sua órbita ao redor da Terra e bloqueia temporariamente a luz solar, escurecendo o dia por alguns minutos. Durante o fenômeno, é possível acompanhar a sombra da lua aparecendo em frente à estrela.

Em Campo Grande, o eclipse começa às 15h56min e terá seu ápice de bloqueio da luz solar às 16h54min. O fenômeno termina às 17h09min. Os organizadores do evento vão disponibilizar óculos específicos para a observação, uma vez que não se pode contemplar um eclipse solar diretamente a olho nu. Eles também preparam um tutorial de como produzir o seu óculos. Veja aqui.

O fenômeno desta terça-feira é chamado de “O Grande Eclipse Solar Sul-Americano”, já que a sombra produzida pelo alinhamento se estenderá pelo Pacífico Sul, a partir de La Serena, no Chile, até Buenos Aires, Argentina. Somente estes dois países poderão ter a visão total do eclipse, mas a parcial também será visível no Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil.

O Observatório Interamericano de Cerro Tololo e o Observatório de La Silla - diretamente no caminho da sombra - vão capturar o fenômeno e transmiti-lo ao vivo.

Nos siga no Google Notícias