ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Fabricantes têm que comprovar que destinaram 22% de embalagens à reciclagem

Ao todo, 12 mil empresas que fabricam ou importam foram convocadas; confira a lista divulgada pelo Imasul

Caroline Maldonado | 18/01/2022 10:56
Trabalhadores manuseiam materiais em esteira de Unidade de Tratamento de Recicláveis em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Trabalhadores manuseiam materiais em esteira de Unidade de Tratamento de Recicláveis em Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Fabricantes ou importadores que disponibilizaram seus produtos em Mato Grosso do Sul em 2020 têm até o dia 31 de janeiro para comprovar que fizeram a logística reversa de pelo menos 22% de suas embalagens. Isso significa que elas têm que demonstrar como recuperaram parte dos vidros, papéis, papelões, plásticos, metais e outros materiais recicláveis de suas embalagens fornecidas aos estabelecimentos e destinaram a reciclagem, evitando que fossem parar nos lixões ou aterros sanitários.

Só não é preciso destinar embalagens classificadas como perigosas pela legislação e normas técnicas brasileiras. Ao todo, quase 12 mil empresas são fabricantes ou importadoras em MS e foram convocadas hoje pela Portaria nº 1054 do Imasul (Instituto de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso do Sul). Clique aqui para ver a lista de empresas convocadas.

Os dados devem ser inseridos no Sisrev/MS, o Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral de Mato Grosso do Sul, implantado pelo Estado há dois anos em função de uma política nacional que prevê a política de resíduos sólidos.

Empresas que entenderem que não se enquadram na logística reversa de embalagens, conforme disciplina o Decreto Estadual nº 15.340/2019, deverão enviar suas justificativas de não enquadramento por meio de formulário. Clique aqui para acessar o documento de justificativa.

Política de resíduos sólidos - Mais de 24 mil toneladas de embalagens de 5.476 empresas fizeram o caminho de volta ao invés de ir para os lixões, no primeiro ano em que o Imasul passou a exigir a comprovação da logística reversa.

Conforme o órgão, as empresas que estão regulares perante o Decreto Estadual nº 15.340/2019, por terem apresentado seus sistemas de logística reversa e cumprido as metas estabelecidas para o ano-base de 2019, também deverão se regularizar para o ciclo 2020.

O Imasul publicou nota explicativa e uma segunda edição do Manual de Uso do Sisrev/MS com todas as orientações necessárias para os usuários, desde a criação do login e senha até a apresentação dos relatórios. Clique aqui para acessar o manual.

A logística reversa é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista na Lei 12.305/2010, que em Mato Grosso do Sul, começou a ser delineada pelo Plano Estadual de Resíduos Sólidos, em execução desde 2017 e por meio do Decreto Estadual 15.340, de 23 de dezembro de 2019 e da Resolução Semagro n. 698, de 11 de maio de 2020.

Nos siga no Google Notícias