ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Indústria apresenta propostas para licenciamento ambiental no governo

Priscilla Peres | 03/02/2015 15:39
Representantes da indústria se reuniram hoje com o governo do Estado. (Foto: Fiems)
Representantes da indústria se reuniram hoje com o governo do Estado. (Foto: Fiems)

Representantes do Coema (Conselho Temático Permanente de Meio Ambiente) da indústria estadual e federal se reuniram com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, para apresentar a “Proposta da Indústria para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental", uma publicação que pretende agilizar o processo de licença.

A publicação foi elaborada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com os Coemas de todo o país , baseado nas experiências do setor industrial, na modernização e resolução de problemas relativos ao licenciamento ambiental. O objetivo é colaborar com o Governo do Estado.

“É necessário o aprimoramento e uniformização dos conceitos e regras, bem como o uso de instrumentos que orientem e agilizem o licenciamento ambiental. A intenção é reduzir a subjetividade dos critérios que norteiam a emissão das licenças”, pontuou Isaías Bernardini, presidente do Coema da Fiems.

Por sua vez, Jaime admitiu que o grande entrave em Mato Grosso do Sul é a demora nos licenciamentos ambientais de toda ordem, seja na área agrícola, seja na área empresarial. “Foi realizado um diagnóstico com os empresários do Estado e 80% deles reclamam do tempo de resposta em relação ao licenciamento no âmbito do Imasul", disse.

O secretário-executivo do Coema da CNI, Shelley Carneiro, detalhou alguns pontos da publicação "Proposta da Indústria para o Aprimoramento do Licenciamento Ambiental", destacando a informatização integrada de todo o sistema como uma das principais questões.

“Trata-se de aperfeiçoar o licenciamento ambiental para que se torne um instrumento de promoção de um desenvolvimento pautado na sustentabilidade, mais ágil, transparente e eficaz”, argumentou, citando sua experiência como ex-secretário estadual de Meio Ambiente em Minas Gerais e apresentando algumas diretrizes que foram adotadas e que resultaram em um processo mais ágil.

Nos siga no Google Notícias