Mãe e filha: Surya treina Dakari para ser predadora de emboscada no Pantanal
Registro foi feito pela bióloga Carolina Prange em Miranda, a cerca de 200 quilômetros de Campo Grande
A onça-pintada Dakari e sua mamãe Surya foram flagradas novamente pelas lentes da bióloga e guia de safári, Carolina Prange. Desta vez, as duas estavam treinando uma emboscada, para quando chegar a hora de caçar o próprio alimento, Dakari "tirar de letra". O registro foi feito nesta segunda-feira (31), e publicado nas redes sociais.
As duas foram vistas na Fazenda Caiman, em Miranda, a cerca de 200 quilômetros de Campo Grande. No local, diversas onças são monitoradas pela organização não governamental Onçafari.
- Leia Também
- Cada vez mais independente, Dakari volta a ser vista com a mãe
- Da mãe à cria: conheça as famílias de onças-pintadas monitoradas no Pantanal
No vídeo, as duas aparecem brincando em uma espécie de treinamento, como detalha a bióloga Carolina. "Foram diversas vezes que a pequena ficou se escondendo, espreitando e correndo na direção da mãe", explicou ela na publicação.
Após correr em direção à mamãe, Dakari é derrubada por ela e as duas passam um momento rolando no chão. Segundo Carolina, nesta forma de brincadeira é que a oncinha está desenvolvendo as habilidades para caçar e "se tornar uma ótima predadora de emboscada", finalizou.
Surya é uma das onças-pintadas mais fotografadas pelos guias de safári da Fazenda Caiman. Ela nasceu em 2018, já Dakari é fruto da sua última cria, de julho de 2024, e é considerada uma das sobreviventes dos incêndios que atingiram o Pantanal no último ano.
Há poucos dias, a jovem Dakari foi vista bem à vontade, curtindo a natureza. Enquanto ela dá uma breve caminhada e escolhe um lugar para se sentar, a mãe se mantém por perto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.