ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Mais de 90% dos proprietários não fizeram Cadastro Ambiental Rural

Caroline Maldonado | 13/02/2015 12:58
Proprietário ou possuidor de imóvel rural que não fizer o CAR poderá sofrer penalidades (Foto: Marcos Ermínio)
Proprietário ou possuidor de imóvel rural que não fizer o CAR poderá sofrer penalidades (Foto: Marcos Ermínio)

Até então, apenas 805 imóveis constam no CAR (Cadastro Ambiental Rural) em Mato Grosso do Sul. Segundo o SFB (Serviço Florestal Brasileiro), 98,7% das 64.864 propriedades ainda não foram cadastradas.

A estimativa é cadastrar no Estado 30.274.975 hectares, mas até agora apenas 1.162.692 hectares foram registrados pelo sistema. O prazo se encerra no dia 5 de maio desate ano. Conforme o SFB, a data limite poderá ser prorrogada por mais um ano.

De acordo como SFB, não há multa, mas o proprietário ou possuidor de imóvel rural que não fizer o CAR poderá sofrer penalidades como, por exemplo, não ter acesso a financiamentos, créditos agrícolas e políticas sociais.

O proprietário que faz o cadastro, por sua vez, tem como benefícios a segurança jurídica, suspensão de sanções, continuidade do acesso ao crédito, acesso aos programas de regularização ambiental, planejamento do imóvel rural, pode ter certificações do ativo ambiental e acessar incentivos e programa de apoio.

Proprietários com excedente de reserva legal podem ser beneficiados. Caso essa área ultrapasse o mínimo exigido, o dono poderá utilizar a localidade excedente para fins de constituição de servidão ambiental.

Como fazer - O cadastro faz parte de um sistema que irá montar um panorama das propriedades rurais do país, com previsão para ser concluído em até um ano. As inscrições podem ser feitas no site do Imasul.

O endereço do portal é www.imasul.ms.gov.br. Ao acessar o site, o produtor deve clicar em “Siriema”, ícone que fica no lado direito do portal. Nesta área, há mais uma sessão identificada como “Siriema”. Ao clicar nela, o produtor deve se cadastar informando dados pessoai ou jurídicos.

Nos siga no Google Notícias