ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, QUINTA  08    CAMPO GRANDE 33º

Meio Ambiente

MS entra em alerta de chuva e ventos de até 60 km/h

Aviso do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) segue até o fim da noite de quinta-feira

Por Gabriel Neris | 07/01/2026 10:46
MS entra em alerta de chuva e ventos de até 60 km/h
Rio Anhanduí com grande volume de água com a chuva de terça (Foto: Juliano Almeida)

Um alerta de tempestade com validade até o fim da noite de quinta-feira (8) coloca todo Mato Grosso do Sul em atenção para chuva intensa, ventos fortes e possibilidade de granizo. O aviso foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e classificado como de perigo potencial, com início às 10h e término às 23h59.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de tempestade para todo Mato Grosso do Sul, válido até o fim da noite de quinta-feira. São previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, com possibilidade de atingir 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h e risco de granizo. Nas últimas 24 horas, já foram registradas precipitações em várias regiões. Campo Grande teve 29,8 milímetros na Vila Santa Luzia, enquanto Dois Irmãos do Buriti acumulou 8 milímetros. O instituto recomenda evitar abrigo sob árvores e não estacionar próximo a torres de transmissão durante as tempestades.

De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h e risco de queda de granizo. O órgão aponta baixo risco de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, mas reforça a necessidade de atenção, principalmente em áreas urbanas.

A instabilidade já vem sendo registrada nas últimas 24 horas em diferentes regiões do Estado. Em Campo Grande, choveu 29,8 milímetros na Vila Santa Luzia e 27 milímetros na região da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Universitário.

Em Dois Irmãos do Buriti, o acumulado chegou a 8 milímetros, enquanto Corguinho registrou 7 milímetros. Em Maracaju, foram 4,6 milímetros no Jardim Guanabara, e em Aquidauana, 2,6 milímetros na área central.

MS entra em alerta de chuva e ventos de até 60 km/h
Mato Grosso do Sul novamente em estado de atenção (Foto: Arte: Inmet)

O mapa de alerta indica que a área de risco abrange todas as regiões de Mato Grosso do Sul, do Pantanal ao sul do Estado, passando pela Capital e cidades do interior. A recomendação é evitar abrigo sob árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades.