ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

MS recebe "Selo Verde" do Ministério do Meio Ambiente por ações sustentáveis

O reconhecimento faz parte da agenda ambiental no cotidiano da administração pública

Por Izabela Cavalcanti | 14/08/2025 07:47
MS recebe "Selo Verde" do Ministério do Meio Ambiente por ações sustentáveis
Aves voando sobre o Rio Paraguai, em Mato Grosso do Sul (Foto: Bruno Rezende)

O Governo do Estado conquistou o “Selo Verde” do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, por implementar práticas sustentáveis.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul recebeu o "Selo Verde" A3P 2024, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em reconhecimento à implementação de práticas sustentáveis na administração pública. O estado concluiu a primeira etapa do processo, que envolve um diagnóstico socioambiental na plataforma Ressoa. A adesão do governo à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) ocorreu em fevereiro. A A3P busca promover a responsabilidade socioambiental em órgãos públicos, incentivando práticas sustentáveis. Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa é gerenciada pela Secretaria de Administração e integra o programa MS Multiplica, que foca em inovação e sustentabilidade. O programa abrange seis eixos, desde o uso racional de recursos até construções sustentáveis. Um seminário sobre sustentabilidade está agendado para agosto, com palestras e entrega oficial do Selo A3P.

Mato Grosso do Sul completou a primeira etapa que consiste no preenchimento do diagnóstico socioambiental no sistema Ressoa, ferramenta do Governo Federal para gestão da sustentabilidade na Administração Pública.

No dia 21 de fevereiro, o governador Eduardo Riedel fez a adesão à A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública).

Essa agenda é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima que visa promover a responsabilidade socioambiental nos órgãos e entidades públicas, estimulando práticas sustentáveis no cotidiano da administração pública.

No Estado, é gerido pela SAD (Secretaria Estadual de Administração) e integra o Programa MS Multiplica, que desenvolve ações de inovação e sustentabilidade nas rotinas cotidianas dos órgãos públicos do Poder Executivo Estadual.

São seis eixos desenvolvidos: uso racional de recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; contratações públicas sustentáveis e construções sustentáveis.

“Esse reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima comprova que a gestão e os servidores estaduais estão tornando possível a união de inovação, responsabilidade e compromisso com o futuro. Entendemos que esse é o primeiro passo em um caminho sólido para a consolidação da sustentabilidade, em longo prazo, na gestão pública estadual”, pontuou o titular da SAD, Frederico Felini.

Seminário - No dia 19 de agosto, o Governo do Estado realiza o primeiro Seminário de Sustentabilidade MS Multiplica. A agenda faz parte das ações do eixo de sensibilização da agenda A3P.

Serão realizadas palestras, apresentação de casos de sucesso em sustentabilidade nos órgãos e a entrega oficial do Selo A3P 2024 ao Governo do Estado por um representante do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.