ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Onças brigam durante disputa de território no Pantanal

Câmera do Instituto Homem Pantaneiro flagrou momento que felino parte pra cima do outro animal

Por Ana Oshiro | 29/06/2022 10:25

Câmera de monitoramento do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), instalada na Serra do Amolar, no pantanal de Mato Grosso do Sul, na região de Miranda e Corumbá, flagrou o momento que duas onças iniciam uma disputa de território. Veja o vídeo acima, que foi gravado em maio, mas divulgado apenas nesta quarta-feira (29).

No flagrante de apenas 10 segundos é possível ver o momento que uma onça passa na frente da câmera, logo em seguida outra onça avança em cima da primeira, e as duas fêmeas saem de cena. "A gente não pode apontar como 100% que era uma disputa de território, mas é o que temos como principal hipótese baseado no nosso conhecimento em relação a espécie", disse o médico veterinário do IHP e coordenador do programa Felinos Pantaneiros, Diego Viana, ao Campo Grande News.

De acordo com Diego, o final da história é um mistério, já que as câmeras instaladas para monitoramento dos felinos não estão presentes em todo território. "Infelizmente essa interação direta entre as duas onças aconteceu depois de terem passado na câmera, então a gente só viu uma parte de toda história, assim como em muitos outros flagrantes.

Felinos Pantaneiros - A câmera que flagrou a briga entre as onças faz parte do programa Felinos Pantaneiros. Entre os objetivos principais está o monitoramento de aspectos ecológicos, para entender como as onças utilizam a região e a importância de preservar o local.

Nos siga no Google Notícias