ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Onda de calor em pleno inverno pode quebrar 2 recordes de uma vez em MS

Termômetros podem registrar maior temperatura do ano e mais extrema dos últimos nove anos para setembro

Jones Mário | 10/09/2019 09:10
Em Campo Grande, previsão é de calor próximo dos 38°C nesta terça-feira (Foto: Henrique Kawaminami)
Em Campo Grande, previsão é de calor próximo dos 38°C nesta terça-feira (Foto: Henrique Kawaminami)

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) preveem temperaturas de até 41°C nesta terça-feira (10) em Mato Grosso do Sul. Em pleno inverno, a onda de calor pode quebrar dois recordes de uma só vez.

Em 2010, os termômetros de Coxim atingiram 42°C em setembro. De lá para cá, a marca que chegou mais perto para o mês foi de 41,6°C, detectados no ano passado, em Sonora.

O número pode ser superado nesta terça pelas cidades da região pantaneira. Conforme o Inmet, a máxima prevista para Aquidauana, Corumbá, Miranda e Porto Murtinho é de 41°C. Já segundo o Cemtec, os termômetros de Coxim devem chegar a 40°C.

O recorde de temperatura de 2019 também pode ser superado neste décimo dia de setembro. Até aqui, a maior registrada foi em Porto Murtinho, com 41,3°C em janeiro, de acordo com o Inmet.

A previsão do instituto para a Capital tem máxima de 38°C. De acordo com o Cemtec, a maior temperatura identificada em Campo Grande este ano foi de 37,9°C, em janeiro.

Para a região leste, que comporta Três Lagoas, Costa Rica, Cassilândia, Selvíria e Paranaíba, a máxima nesta terça-feira deve ser de 38°C, segundo o Inmet. Por sua vez, o Cemtec aponta que Água Clara, também no lado leste, pode registrar até 40°C.

Extremos – Na segunda-feira (9), sete municípios de Mato Grosso do Sul entraram na lista das 20 cidades brasileiras mais quentes. Coxim, com 40,2°C, ficou atrás somente de Cuiabá (MT), que registrou 40,6°C. Com 40,1°C, Iguatemi completou o “pódio” do calor no primeiro dia da semana.

Também figuraram na relação do Inmet as cidades de Água Clara (39,9°C), Rio Brilhante (39,6°C), Porto Murtinho (39,5°C), Maracaju (39,4°C) e Itaquiraí (39,1°C).

Nos siga no Google Notícias