ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Operação contra fogo no Pantanal combate chamas na Nhecolândia

Período de baixa umidade propicia incêndios em grandes áreas; ocorrências se espalham

Nyelder Rodrigues | 16/08/2021 22:55
Bombeiros atuando na região da Nhecolândia, no combate aos incêndios florestais. (Foto: Divulgação)
Bombeiros atuando na região da Nhecolândia, no combate aos incêndios florestais. (Foto: Divulgação)

A Operação Hefesto atuou em várias regiões do Pantanal, nessa segunda-feira (16) e se prepara para atuar em outros pontos com o aumento da seca, previsto pela meteorologia, para acontecer nessa semana, em Mato Grosso do Sul.

Conforme o Corpo de Bombeiros, que coordena a operação de prevenção e combate a incêndios florestais, foram feitos rescaldos aos incêndios na região da Estrada do Carandazal, evitando que se propaguem. Os aceiros também foram reforçados.

Já na região da Nhecolândia, uma das principais do Pantanal, houve combate em áreas de incêndio e também atividades de monitoramento para evitar propagação do fogo que seja capaz de causar ainda maior estrago ambiental.

Para atuar nesses combates em específico na Nhecolândia, foi necessário que a equipe no local, recebesse o reforço de mais uma guarnição, deslocada para lá. Ainda segundo os Bombeiros, as atividades devem se repetir nesses locais nessa terça.

Alerta de tempo seco - A Defesa Civil já se prepara para lidar com várias situações de incêndios e fez nessa segunda, o alerta para a população também ter cuidados básicos com a saúde, já que a baixa umidade também é causadora de doenças.

A meteorologia aponta que a umidade relativa do ar deve atingir níveis baixíssimos, chegando a casa dos 12% - o valor de referência para garantir a saúde da população é de 60% a 80%. Nessa segunda à noite, equipes do Corpo de Bombeiros de Campo Grande tiveram que ser mobilizadas para combater incêndio florestal em Jaraguari.

Nos siga no Google Notícias