ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Piracema começa amanhã com proibição da pesca em três rios de MS

Priscilla Peres | 31/10/2016 06:51
Fiscalização nos rios aumenta neste período do ano. (Foto: PMA)
Fiscalização nos rios aumenta neste período do ano. (Foto: PMA)

A Piracema começa amanhã em três rios de Mato Grosso do Sul (Paraná, Paranaíba e Aporé). Nos demais, o período de proibição da pesca se inicia no dia 5 de novembro e ambos seguem até 28 de fevereiro de 2017. Como todos os anos, a medida é necessária para proteger os peixes durante o período de reprodução.

Neste ano, o estado vizinho Mato Grosso se antecipou e fechou a pesca no dia 1° de outubro. Com isso, a PMA (Polícia Militar Ambiental) aumentou a fiscalização preventiva nos rios que fazem divisa com o Estado, além de operações durante o mês.

Durante a piracema, a fiscalização será mantida intensificada, mas com estratégia diferenciada, de monitoramento dos cardumes e cuidados com as cachoeiras e corredeiras, que são pontos críticos.

Proibições - As permissões de pesca são diferentes para as áreas, mas não passam de 10 kg de pescado mais um exemplar, em todo o Estado. Em 1º de fevereiro de 2017 começa a pesca na modalidade pesque-solte no leito (Calha) do rio Paraguai, estendendo-se até o dia 28 de fevereiro, quando a partir de 00h00 , do dia 1º de março a pesca estará aberta novamente.

Nos siga no Google Notícias