ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Portaria federal limita pesca em parte do Pantanal, no caminho adotado por MS

Medida foi publicada no dia 8 de novembro pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Marta Ferreira | 11/11/2019 12:15
Serra do Amolar, região enquadrada na medida do ICMbio
Serra do Amolar, região enquadrada na medida do ICMbio

Portaria recém-editada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), limita a área de pesca esportiva e comercial no entorno do Parque Nacional do Pantanal, na área entre Poconé, no Mato Grosso, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul. Baseada no plano de manejo da unidade de conservação, a medida reforça a nova legislação pesqueira criada pelo governo do Estado, a partir de 2020, com a adoção da cota zero para a pesca esportiva.

A medida do ICMBio, com data de 25 de outubro, mas publicada no Diário Oficial da União em 8 de novembro, reduz ainda mais a atividade pesqueira na área de influência do parque, com 135 mil hectares. Conhecida como Serra do Amolar, a região é um dos principais polos atrativos de pesca, distante 220 km pelo Rio Paraguai ao Norte de Corumbá, anualmente visitada por milhares de pescadores em barcos-hotéis.

Conforme a medida, a pesca esportiva e comercial fica proibida na chamada zona de amortecimento da unidade: no Rio Paraguai, à jusante da Boca da Anta até a foz do Rio Moquém; no Rio Cuiabá/São Lourenço, a jusante da Boca do Taquaralzinho até a foz do Rio Paraguai; nos rios Caracará Grande e Alegre, nos limites do parque; na Baía Gaiva; e nas baías do Morro e do Burro.

Também fica proibido, nessa área restrita, o trânsito de embarcações de pesca esportiva (voadeiras e afins) pertencentes aos barcos-hotéis, desacopladas da nave-mãe, portando petrechos de pesca.

A portaria, com as alterações pontuais no plano de manejo do parque, aprovadas pelo Conselho Gestor do ICMBio, prevê que poderá ser praticada apenas a pesca profissional artesanal pelos pescadores da comunidade tradicional da Barra do São Lourenço, previamente cadastrados no ICMBio, nos seguintes trechos: na calha do Rio Paraguai, a jusante da Boca do Diabo até a Boca do Bigueirinho, e a jusante da foz do Rio Cuiabá/São Lourenço até a foz do Rio Moquém; e no Rio Cuiabá/São Lourenço, a montante da boca da Baía do Burro, a partir de 1.000 metros da boca, e a jusante do Morro do Caracará até a foz do Rio Paraguai.

O que pode - A nova portaria permite a coleta de iscas vivas no trecho entre a margem direita do Rio Cuiabá/São Lourenço e à margem da Baia do Morro, a jusante do Morro do Caracará. As permissões de festa descritas ficam condicionadas à execução do programa de monitoramento da pesca, realizada pelo ICMBio, em parceria com a comunidade da Barra do São Lourenço, situada na margem direita do Rio Paraguai, em Corumbá.

“De acordo com a avaliação dos resultados do monitoramento, as normas poderão ser alteradas de modo a garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros na zona de amortecimento do Parque Nacional do Pantanal”, determina a portaria.

Nos siga no Google Notícias