ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Prefeitura lança obras R$ 9,5 milhões para criar Parque Cachoeiras do Ceuzinho

A área de lazer terá investimento para receptivos e espaços de aproveitar a natureza

Maristela Brunetto e Izabela Cavalcanti | 28/08/2023 10:12
Com várias cachoeiras, área de 28 hectares será transformada em parque com atrativos para visitação pública (Foto: Izabela Cavalcanti)
Com várias cachoeiras, área de 28 hectares será transformada em parque com atrativos para visitação pública (Foto: Izabela Cavalcanti)

A região da saída para Rochedo vai abrigar o primeiro parque turístico municipal, localizado na APA (Área de Preservação Ambiental) do Ceroula, o Cachoeiras do Ceuzinho, que será implantado pela Prefeitura de Campo Grande com investimento de R$ 9,5 milhões e entrega no ano que vem. As ações de implantação foram anunciadas esta manhã pela prefeita Adriane Lopes. Conforme ela, serão obras breves, para dar a estrutura que permita a apreciação dos recursos naturais. Receptivo, playground, quiosques, passarelas, quadras, redários e trilhas constam no projeto.

Veja como ficará:

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Segundo Adriane, a estrutura possibilitará a exploração adequada para os campo-grandenses apreciarem os recursos naturais da região e também para os visitantes que “vêm conhecer um pouco das belezas da nossa Capital”. Aquele trecho já era protegido. A materialização do parque começou a ganhar forma depois que a Energisa procurou a Prefeitura para defender uma permuta, já que era proprietária do local e, inclusive, havia a previsão de venda. Entretanto, a empresa manteve o interesse de não repassar ao setor privado, afim de que o local fosse de visitação pública.

A afirmação foi do diretor-presidente, Marcelo Vinhaes, que visitou a área junto com Adriane e outras autoridades esta manhã para o anúncio das obras. Ele contou que empresa da rede hoteleira chegou a se interessar.  “Hoje estamos coroando um projeto que foi salvo várias vezes”, mencionou. Na opinião dele, será um dos parques mais bonitos da cidade. Em troca da área, a Energisa recebeu imóveis para implantar subestações de energia.

A obra foi lançada esta manhã na área do parque, na saída para Rochedo
A obra foi lançada esta manhã na área do parque, na saída para Rochedo

A subsecretária de Projetos Estratégicos, Catiana Sabadin, apontou que o plano de estruturação do parque Cachoeiras do Ceuzinho foi pensado em causar menor impacto na natureza, a utilização de recursos naturais, como madeira. Haverá ainda um restaurante, acesso ao rapel, um receptivo específico para ciclistas, que costumam pedalar na região, e outro para o público que vai permanecer no local para apreciar o parque.

A região total da Apa do Ceroula é de 56,5 hectares, com uma readequação feita no primeiro semestre deste ano. O parque ocupará área de 28 hectares. A área tem beleza singular; além da cachoeira do Ceuzinho, onde vai ser implantado o parque municipal, constam também o Inferninho, que atrai muitos visitantes, e o Morro do Ernesto, um lugar de visitação para apreciação do pôr-do-sol.

Elzio Moreira, líder comunitário no Bairro Santa Luzia, contou que ajuda na preservação do local e que, inclusive, ajudou na fixação do nome. São cinco cachoeiras na área e, segundo ele, pessoas eram levadas ali para se batizar. Como já havia fama da cachoeira do Inferninho, ele falava que a utilizada para batismos era do Ceuzinho. ‘Hoje eu vejo que Campo Grande está feliz, mas eu estou muito mais”.

A localização do parque é cheia de belezas naturais, onde estão o Morro do Ernesto e a Cachoeira do Inferninho)
A localização do parque é cheia de belezas naturais, onde estão o Morro do Ernesto e a Cachoeira do Inferninho)

O presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), esteve presente no lançamento da pedra fundamental e destacou que a Câmara fez parte da implementação do Parque.

“É um momento ímpar que a Câmara participou também. Isso é um sonho do pessoal que faz o turismo em Campo Grande. Campo Grande será outra cidade depois que o projeto estiver funcionando”, pontuou.

Para o representante do Trade Turístico de Campo Grande, Cristevão Veloso, esse é um marco para o crescimento turístico da Capital. “Não temos mais como conter o desenvolvimento do turismo no nosso Estado. Hoje, a gente faz um marco de crescimento do nosso turismo. Vamos conseguir trazer para Campo Grande aquela pessoa que vem para Bonito e Pantanal, vamos conseguir segurar essa pessoa mais dois dias”, destacou.

Ele ainda ressalta que a população vai poder compartilhar com histórias, aproveitar trilhas, cachoeiras e geologia.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias