Quase 23 mil raios atingem Mato Grosso do Sul em um único dia
Números foram divulgados pela concessionária de energia elétrica do Estado, a Energisa
Mato Grosso do Sul registrou 22.745 descargas elétricas na quinta-feira (2), durante o retorno da chuva ao estado, segundo dados do NetClima. Somente em Campo Grande, foram contabilizados 4.516 raios, o que representa cerca de mil descargas por hora.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Levantamento do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica), vinculado ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mostra que Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior densidade de raios do país.
- Leia Também
- Capital tem céu nublado e calor deve predominar no fim de semana
- Queda de granizo surpreende moradores do Nova Campo Grande
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que a instabilidade derrubou os termômetros em cerca de 4 °C em menos de duas horas. Moradores do Bairro Nova Campo Grande relataram queda de granizo, com pequenas pedras de gelo caindo por alguns minutos durante a chuva que aliviou o calor intenso.
O fenômeno aumentou os riscos para pessoas e estruturas, incluindo quedas de energia e danos a equipamentos eletrônicos.
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essas instabilidades ocorrem devido ao avanço de cavados, aliado ao intenso fluxo de calor e umidade oriunda da Amazônia e à atuação de uma área de baixa pressão atmosférica no Paraguai.
Por meio de nota à imprensa, a concessionária Energisa alertou que os moradores devem evitar o uso de aparelhos ligados à rede elétrica, manter distância de janelas e portas metálicas e não se abrigar sob árvores ou locais abertos.
A empresa afirma que mantém monitoramento em tempo real e planos de contingência para reduzir impactos no fornecimento de energia.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.