ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Queimadas em áreas indígenas crescem 10 vezes e preocupam

De acordo com a Semagro, 35 focos de incêndio foram registrados no ano passado, enquanto neste ano já são 323

Gabriel Neris e Tainá Jara | 23/08/2019 18:40
Bombeiro tenta controlar incêndio em área no Jardim Noroeste, na Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Bombeiro tenta controlar incêndio em área no Jardim Noroeste, na Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O número de queimadas em reservas indígenas em Mato Grosso do Sul aumentou dez vezes em um ano, de acordo com o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura e Familiar), Jaime Verruck. Segundo ele, no ano passado foram 35 focos de incêndio, enquanto neste ano já são 323.

Verruck diz que ainda não é possível saber as causas de tantos incêndios e que, segundo ele, os indígenas são treinados para lidar com as queimadas.

Jaime Verruck, à esquerda, em reunião com representantes de órgãos nesta tarde (Foto: Tainá Jara)
Jaime Verruck, à esquerda, em reunião com representantes de órgãos nesta tarde (Foto: Tainá Jara)

O secretário participou da reunião na tarde desta sexta-feira (23) com representantes de outros órgãos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil, para definir estratégias no combate às queimadas.

Verruck afirmou que os focos registrados até agora no Estado estão dentro do previsto e que a estiagem deve ser prolongada até novembro. Corumbá e Santa Rita do Pardo são os municípios mais secos. Na Cidade Branca foram registrados 1.014 focos. Em segundo lugar aparece Porto Murtinho, com 327 focos.

O grupo, que também conta com representantes da Reflore-MS (Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Flores Plantadas) e da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato grosso do Sul), voltará a se reunir na terça-feira para definir estratégias de prevenção aos focos de incêndio no Estado.

Nos siga no Google Notícias