ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Sistema detecta 1º incêndio na Serra do Amolar, região mais isolada do Pantanal

Plataforma identifica ocorrências de fogo na Serra do Amolar e Porto Jofre, no bioma pantaneiro

Guilherme Correia | 03/08/2022 10:07


Incêndio foi registrado por volta das 14h de terça-feira (2) na região do Palmital, na Serra do Amolar, em Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande. A área é considerada mais isolada no bioma do Pantanal. Este foco foi o primeiro detectado pela Pantera (Plataforma Integrada para Gestão de Incêndios Florestais), que atua em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Conforme apurado pelo Campo Grande News, as autoridades foram acionadas para conter e o fogo regrediu durante a noite. No entanto, há grandes chances de retornar durante o dia. Ainda que o monitoramento tenha colhido seu primeiro fruto agora, as ocorrências têm sido frequentes desde junho.

O presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Angelo Rabelo, explica que o sistema de alertas implantado cobre cerca de 1 milhão de hectares do entorno. “Esse foco foi detectado na região conhecida como Palmital, no paredão da Serra do Amolar. Nós acionamos o Ibama Prevfogo e também o Corpo de Bombeiros. Foi a primeira detecção do sistema de alerta e mostrou, claramente, a eficiência desse processo”, explica.

Segundo ele, satélites levariam cerca de três dias para detectar o fogo, mas a tecnologia permite a verificação, em um curto espaço de tempo. “Tenho certeza que fará a diferença nesse trabalho de prevenção e combate ao fogo nessa temporada.”

Imagens detectadas pelo sistema de monitoramento. (Foto: Reprodução)
Imagens detectadas pelo sistema de monitoramento. (Foto: Reprodução)

Sistema – A Pantera foi desenvolvida pela empresa umgrauemeio e “traduz os fundamentos do enfrentamento aos incêndios florestais em soluções de tecnologia”.

O módulo de prevenção oferece alerta diário dos pontos suscetíveis à incêndios e presta apoio às brigadas. O módulo detecção usa inteligência artificial e visão computacional, através de câmeras de alta resolução instaladas no topo das torres de comunicação, e detectam o foco de maneira instantânea em até três minutos.

Segundo o cofundador e diretor de Inovabilidade na empresa, Osmar Bambini, após a detecção, a brigada mais próxima é acionada e toda operação passa a ser monitorada. As informações geradas pelo sistema são enviadas para as três regiões contempladas, do Sesc Pantanal, IHP  e Brigada Aliança.

A importância dessa tecnologia é detectar de maneira instantânea o foco e facilitar a gestão ampliando a segurança e eficiência das brigadas envolvidas. Além do mais, trazemos as análise de impacto de emissões de CO2 evitadas, por incêndios evitados e podemos mapear também os impactos do fogo na biodiversidade, na saúde humana, na economia e impacto na água”, explica Bambini.

O projeto total nas três regiões possui 11 torres e cobre 2,5 milhões de hectares, começando pelo território da Serra do Amolar, região central do Pantanal sob governança do IHP, que teve mais de 90% de sua rede de proteção afetada pelos mega incêndios de 2020.

O combate aos incêndios acontece também na área monitorada pela Brigada Aliança, de 150 propriedades nas regiões sul e norte do Pantanal e zona de transição, sobretudo em Miranda. Por fim, o sistema do Sesc Pantanal monitora aproximadamente 750 mil hectares. A meta é cobrir áreas críticas e alcançar todo o "arco do fogo".

Nos siga no Google Notícias