ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Sugestões para revisão do ICMS Ecológico devem ser entregues até dia 20

Mariana Rodrigues | 13/11/2015 16:44
Na última terça-feira (10), cerca de 100 pessoas participaram do evento para discussão dos ajustes e na revisão da legislação que instituiu e rege o Programa no Estado. (Foto: Divulgação Notícias MS)
Na última terça-feira (10), cerca de 100 pessoas participaram do evento para discussão dos ajustes e na revisão da legislação que instituiu e rege o Programa no Estado. (Foto: Divulgação Notícias MS)

Termina na próxima sexta-feira (20), prazo para prefeituras, representantes municipais e demais entidades enviarem suas contribuições para auxiliar nos ajustes e na revisão da legislação que instituiu e rege o Programa ICMS Ecológico no Estado. Atualmente 68 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul participam do rateio do Programa.

Na última terça-feira (10), cerca de 100 pessoas participaram do evento para discussão do tema, organizado pela Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), por meio do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul.

O gerente de unidade de conservação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Tostes Palma, reforçou a importância contribuições para uma nova formatação da forma de avaliação do ICMS Ecológico em Mato Grosso do Sul. Ele afirma que a meta para 2018 é que todos os municípios sul-mato-grossenses estejam inseridos no programa.

"Durante o Seminário nós apresentamos os critérios da atual legislação, elencamos algumas propostas de alteração e estimulamos os participantes a contribuírem para que possamos corrigir distorções e termos critérios mais justos no repasse aos municípios, atendendo de forma equilibrada todos aqueles que seguem as diretrizes do Programa ICMS Ecológico".

O ICMS Ecológico é um repasse feito para o orçamento geral dos municípios que tem em sua área ações ambientais ou áreas protegidas. Em Mato Grosso do Sul, os 25% do ICMS destinados aos municípios são compostos da seguinte maneira: 7% entre todos os municípios; 5% pela extensão territorial do município; 5% sobre o número de eleitores; 3% conforme o índice resultante do percentual da receita própria e, por fim, 5% sobre o critério ambiental, dividido entre os municípios que tenham parte de seu território integrando unidade de conservação da natureza devidamente inscrita no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação, terras indígenas homologadas, e aos municípios que possuam plano de gestão, sistema de coleta seletiva e disposição final de resíduos sólidos devidamente licenciada.

Envio - As propostas para a revisão do Programa devem ser feitas por meio de preenchimento do "Formulário de Contribuições para o Programa ICMS Ecológico do MS", disponível no site do Imasul.

Após o preenchimento, o envio deve ser feito por email, da seguinte forma: As contribuições relativas ao componente Unidades de Conservação e Terras Indígenas (e outras do ICMS Ecológico em geral) devem ser enviadas para o email eburkhardt@imasul.ms.gov.br; as contribuições relativas ao componente Resíduos Sólidos devem ser enviadas para o email gdm@imasul.ms.gov.br. O prazo para envio das sugestões encerra-se em 20 de novembro.

Nos siga no Google Notícias