ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Temperaturas sobem e tempo seco permanece em todo Estado nesta sexta-feira

Algumas cidades registram umidade relativa do ar em 10%, nível considerado de extremo risco a saúde

Geisy Garnes | 23/07/2021 06:12
Amanhecer do dia visto da Joaquim Murtinho em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Amanhecer do dia visto da Joaquim Murtinho em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

O frio que prevaleceu durante essa semana começa à dar trégua em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (23), mas o tempo seco que tem deixado o clima semelhante a regiões do deserto do Saara permanecem no Estado.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, nas primeiras horas do dia, a menor temperatura registrada no Estado foi de 11°C, no município de Água Clara. Bem diferente da mínima de ontem na cidade, que foi de 3,8ºC durante a madrugada.

Campo Grande amanheceu com termômetros acima dos 16 °C. Ao longo do dia a temperatura chega a 30 °C. O calor se soma ao tempo seco. A umidade relativa do ar deve ficar entre 45 a 15%. Não há previsão de chuva.

Moradores de Ponta Porã, que sofreram com as baixas temperaturas nos últimos dias, acordaram com 12,9 °C. Ao longo desta sexta-feira a cidade chega aos 31 °C. A umidade relativa do ar na fronteira deve ficar ainda mais baixa e pode marcar 10%.

O mesmo deve acontecer em Corumbá, região do Pantanal castigada pelos incêndios florestais. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade fica entre 70 a 10%. Os termômetros que marcaram 17 °C às 5 horas de hoje, podem chegar a 34°C.

No norte do Estado, Coxim marcou 13,7 °C nesta manhã e pode registrar até 35 °C. Na quarta-feira (21) a cidade foi a cidade mais seca de Mato Grosso do Sul e ficou em 7º lugar no país, com índice de 8%. Hoje a meteorologia promete índices mínimos de 20%.

Os níveis de umidade continuam acendendo dois alertas importantes: o da saúde e também dos riscos de queimadas urbanas e de incêndios florestais. As principais recomendações de especialistas para aliviar o desconforto do tempo seco são ingerir bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição direta ao sol e a prática de atividade física nas horas mais quentes e secas do dia.


Nos siga no Google Notícias