Entre adultos e filhotes, gatos estão disponíveis para adoação no CCZ
Alguns deles foram vítimas de maus-tratos, por isso, tutor deve se comprometer com a doação
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) divulgou, na tarde desta terça-feira (6), imagens de diversos gatos disponíveis para adoção. Alguns desses animais foram vítimas de abandono e maus-tratos e, por isso, precisam de um tutor comprometido em oferecer um lar que garanta todas as suas necessidades.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) anunciou a disponibilidade de gatos para adoção, muitos dos quais foram vítimas de abandono e maus-tratos. Os interessados devem comparecer ao CCZ, localizado na Av. Senador Filinto Müller, 1601, sem possibilidade de reserva. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h30, e aos finais de semana, das 14h às 19h. A Lei nº 14.064/2020 estabelece penas severas para maus-tratos a animais, incluindo reclusão de dois a cinco anos. Em Mato Grosso do Sul, denúncias podem ser feitas pela delegacia virtual ou por outros canais, como WhatsApp e telefone. A Decat recomenda que denúncias sejam acompanhadas de evidências, como fotos e vídeos.
Sem raça definida, os animais disponíveis para adoção se dividem entre filhotes e adultos. Na publicação desta tarde, o CCZ alertou que não realiza reserva de animais.
Os interessados em adotar devem comparecer diretamente ao CCZ, localizado na Av. Senador Filinto Müller, 1601, Bairro Vila Ipiranga. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.
Crime - A Lei nº 14.064/2020 prevê penas de reclusão de dois a cinco anos para casos de maus-tratos, além de multa e proibição de guarda. São considerados maus-tratos: manter animais em condições anti-higiênicas, expô-los ao sol por longos períodos, obrigá-los a trabalho excessivo, feri-los intencionalmente, privá-los de alimento e água, abandoná-los, abusá-los sexualmente, envenená-los ou incitá-los a brigar.
Em Mato Grosso do Sul, desde dezembro de 2024, é possível realizar denúncias de maus-tratos contra animais por meio da delegacia virtual.
Para registrar uma denúncia, acesse o site: http://devir.pc.ms.gov.br, clique em “Registrar denúncia” e, em seguida, selecione “Maus-tratos e abandono de animais”.
Outros canais -
WhatsApp: (67) 99653-0934
Telefone: (67) 3325-2567
E-mail: denuncias.decat@pc.ms.gov.br
A denúncia também pode ser feita pela página @depactpcms no Instagram, mas a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) não recomenda esse canal, pois a denúncia pode não ser vista em tempo hábil para a polícia agir. A delegacia pede que o denunciante não deixe de encaminhar fotos e vídeos para embasar o relato..
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.