A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

06/10/2012 13:06

TRE acata decisão e índios podem votar com identidade expedida pela Funai

Paula Maciulevicius

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) acatou o pedido do Ministério Público Estadual e indígenas vão poder votar, neste domingo, usando a carteira de identidade expedida pela Funai.

Na decisão, a Corregedoria Regional Eleitoral do Estado destacou o número elevado de indígenas que ainda utilizam o documento como única forma de identificação pessoal.

“Não podemos desconsiderar que o Estado de Mato Grosso do Sul abriga a segunda maior população indígena do Brasil, e conta com seções eleitorais instaladas no interior de aldeias como forma de facilitar do processo de aculturamento e o exercício do voto pela minoria indígena”, ressaltou o desembargador Joenildo de Sousa Chaves.

A Funai chegou a ser notificada para adotar providências para que indígenas tivessem acesso ao documento oficial com foto para a identificação no dia das eleições. No entanto, o órgão alegou não ter tido tempo hábil para a implementação.



A Indentidade Indígena expedida pela FUNAI desde a decada de 70 era e ainda é utilizada pelos indigenas como forma de documento de identificação e até por tradição os mais jovens ainda procuram p ter o documento. Simplesmente da noite p o dia foi extinta e o órgão não mais a emitiu e isso ocorreu com o inicio da gestão do ex coordenador Edson Fagundes.Hoje nem a propria FUNAI reconhece o documento expedido pela própria. A comunidade indigena espera q o novo coordenador da FUNAI/MS inicie a continuidade na emissão do documento além de aperfeiçoa-lo ainda mais.Será q só o MPE sabe da importancia aos indigenas da identidade?
 
samuel gomes-campo grande-ms em 06/10/2012 14:59:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions