ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Advogado entra com recurso contra decisão da OAB nacional sobre Júlio

Josemil Arruda | 28/04/2014 19:38

O advogado Evandro Bandeira ingressou com recurso de embargos de declaração contra a decisão do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tomada dia 7 de abril, que convocou eleição parcial para 56 cargos vagos na seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS) e manteve Júlio César Souza Rodrigues no cargo.

Para Evandro, ocorreram omissões e contradições que precisam ser esclarecidas pelo Conselho Federal em sua próxima sessão, que está marcada para o dia 19 de maio.

Entre as omissões apontadas por Bandeira, que foi autor de ação judicial que suspendeu o contrato verbal entre o Município de Campo Grande e Júlio César para elevação do índice do ICMS, está a cassação dos atos praticados pelo presidente da OAB-MS, sem indicar quais eram e as normas que teriam sido infringidas. “Se os atos são nulos se deve a ter infringido uma norma, mas ficou esse vácuo, que preciso ser preenchido”, apontou. “Se foi por infração ao Estatuto da OAB, isso daria causa a intervenção”, acrescentou.

Outra omissão, segundo ele, foi quanto à convocação da eleição (marcada para dia 16 de junho) para determinados cargos, mas sem considerar que o atual presidente Júlio Cesar promoveu suplentes a titulares. Isso teria acontecido no caso da conselheira federal Samia Barbieri e em vários casos de conselheiros estaduais. “Se foi eleito como suplente não pode ser guindado ao cargo de conselheiro”, argumentou.

A contradição da decisão do Conselho Federal da OAB, na opinião de Evandro Bandeira, ocorreu na eleição ser para chapa parcial, quando o Estatuto e o Regulamento Geral da OAB só faz previsão de chapa completa para as eleições. “O sistema eleitoral da OAB é de chapas completas, não se admitindo chapa para cargos avulsos. Isso é para se garantir harmonia entre integrantes da direção, para que não ocorra dissensão entre os próprios integrantes”, alegou o advogado. “Se essa eleição for para cargos, vão ser eleitos opositores ao atual dirigente e vai continuar o impasse”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias