ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 23º

Política

André lança curso esperando consciência de mototaxistas

Por Wendell Reis | 13/03/2012 17:57

Convênio possibilitou o curso sem despesa para os trabalhadores

Puccinelli espera que o curso forme pessoas com “a cuca mais bem centrada” (Marlon Ganassin)
Puccinelli espera que o curso forme pessoas com “a cuca mais bem centrada” (Marlon Ganassin)

O governador André Puccinelli (PMDB) lançou na tarde desta terça-feira (13) o Curso Especializado para Mototaxista e para Motofretista. No total, serão disponibilizadas 1.260 vagas para cada categoria, em um convênio que possibilitou o curso sem despesa para os trabalhadores.

Ao assinar a liberação do curso, Puccinelli lembrou que quanto mais qualificação a quem usa motocicleta ou carro, maior é a segurança para todos, inclusive para o pedestre. “A intenção é qualificar as pessoas, para que qualificando, tenha pessoas com a cuca mais bem centrada”. Puccinelli lembrou ainda que além dos trabalhadores, a população também é recompensada com uma melhor prestação de serviço aos usuários.

O diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira, começou o seu discurso elogiando os mototaxistas e motofretistas, lembrando que embora trabalhem diariamente no trânsito, estatísticas revelam que raramente acontecem acidentes com estes profissionais.

Santos Pereira também ressaltou a sensibilidade do governador ao entender a necessidade dos trabalhadores de atender a determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e retirar o custo da especialização.

O presidente do Sinpromes/MS, Luiz Carlos Escobar, declarou que o Governo ajuda bastante dando a isenção do curso. Ele acredita que o curso tira os clandestinos das ruas, garantindo a permanência somente de quem é formado, diferenciando o “motoqueiro do trabalhador em motocicleta”. Hoje, Campo Grande tem , aproximadamente, 2.000 entregadores que utilizam motos para realizarem seus trabalhos.

As inscrições podem ser feitas de 14 a 31 de março pelo link: www.detran.ms.gov.br - link educação/setor de cursos. Os interessados em fazer o curso de mototaxista devem possuir a carteira de condutor autônomo ou carteira de auxiliar em uso. Já os motofretistas necessitam da Autorização de Tráfego e Credencial, expedidas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Os interessados devem possuir no mínimo 21 anos, ser habilitado na categoria A, pelo menos há dois anos, e não estar sob suspensão do direito de dirigir. O aluno deverá providenciar ainda uma motocicleta com todos os equipamentos de segurança para a realização da aula prática.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário