ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

André lança curso esperando consciência de mototaxistas

Wendell Reis | 13/03/2012 17:57

Convênio possibilitou o curso sem despesa para os trabalhadores

Puccinelli espera que o curso forme pessoas com “a cuca mais bem centrada” (Marlon Ganassin)
Puccinelli espera que o curso forme pessoas com “a cuca mais bem centrada” (Marlon Ganassin)

O governador André Puccinelli (PMDB) lançou na tarde desta terça-feira (13) o Curso Especializado para Mototaxista e para Motofretista. No total, serão disponibilizadas 1.260 vagas para cada categoria, em um convênio que possibilitou o curso sem despesa para os trabalhadores.

Ao assinar a liberação do curso, Puccinelli lembrou que quanto mais qualificação a quem usa motocicleta ou carro, maior é a segurança para todos, inclusive para o pedestre. “A intenção é qualificar as pessoas, para que qualificando, tenha pessoas com a cuca mais bem centrada”. Puccinelli lembrou ainda que além dos trabalhadores, a população também é recompensada com uma melhor prestação de serviço aos usuários.

O diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique dos Santos Pereira, começou o seu discurso elogiando os mototaxistas e motofretistas, lembrando que embora trabalhem diariamente no trânsito, estatísticas revelam que raramente acontecem acidentes com estes profissionais.

Santos Pereira também ressaltou a sensibilidade do governador ao entender a necessidade dos trabalhadores de atender a determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e retirar o custo da especialização.

O presidente do Sinpromes/MS, Luiz Carlos Escobar, declarou que o Governo ajuda bastante dando a isenção do curso. Ele acredita que o curso tira os clandestinos das ruas, garantindo a permanência somente de quem é formado, diferenciando o “motoqueiro do trabalhador em motocicleta”. Hoje, Campo Grande tem , aproximadamente, 2.000 entregadores que utilizam motos para realizarem seus trabalhos.

As inscrições podem ser feitas de 14 a 31 de março pelo link: www.detran.ms.gov.br - link educação/setor de cursos. Os interessados em fazer o curso de mototaxista devem possuir a carteira de condutor autônomo ou carteira de auxiliar em uso. Já os motofretistas necessitam da Autorização de Tráfego e Credencial, expedidas pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).

Os interessados devem possuir no mínimo 21 anos, ser habilitado na categoria A, pelo menos há dois anos, e não estar sob suspensão do direito de dirigir. O aluno deverá providenciar ainda uma motocicleta com todos os equipamentos de segurança para a realização da aula prática.

Nos siga no Google Notícias