ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Política

André veta mudança na Lei Orgânica do Ministério Público

Redação | 23/04/2010 12:22

O governador André Puccinelli (PMDB) vetou parcialmente proposta aprovada pela Assembleia Legislativa que alterava a Lei Orgânica do Ministério Público do Estado. A medida foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23).

O veto do Executivo recai sobre o artigo 6º do parágrafo 5º, que proíbe a candidatura do Procurador-Geral de Justiça na lista sêxtupla para ocupar lugar como desembargador no Tribunal Regional Federal, em Tribunal de Justiça dos Estados ou para a composição do Superior Tribunal de Justiça durante e após 12 meses do término de seu mandato.

De acordo com a justificativa apresentada pelo governador André Puccinelli no Diário Oficial de hoje, "a proibição traz discriminação sem justificativa plausível, ferindo assim o princípio da igualdade tão apregoado na República".

A existência da regra, segundo o governo, gera transtornos para quem ocupa ou ocupou o cargo de de Procurador-Geral de Justiça e representa desrespeito ao princípio da igualdade elencado na Constituição.

A norma, para o governo, também restringe a escolha para a composição dos órgãos da justiça, "uma vez que as pessoas que ocuparam ou estão ocupando o cargo de Procurador-Geral de Justiça, possuem, sem sombra de dúvida, experiência pública e notório conhecimento jurídico", segundo o governador.

Nos siga no Google Notícias