ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Apesar de liminar ser negada, MDB insiste em candidatura de Puccinelli

Dirigentes do partido reiteram que ex-governador, mesmo preso na Lama Asfáltica, é o indicado para disputar o Executivo estadual neste ano

Humberto Marques e Liniker Ribeiro | 24/07/2018 17:24
Ex-governador continua no Centro de Triagem Anizio Lima. (Foto: Liniker Ribeiro)
Ex-governador continua no Centro de Triagem Anizio Lima. (Foto: Liniker Ribeiro)

Mesmo com a negativa para o pedido liminar de liberdade de André Puccinelli, o MDB mantém o ex-governador como seu candidato ao Parque dos Poderes nas eleições deste ano. A afirmação partiu de emedebistas ouvidos pelo Campo Grande News nesta terça-feira (24), horas depois de o desembargador federal Maurício Kato, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) manter a prisão de Puccinelli e outros dois investigados na Operação Papiros de Lama –a quinta fase da Lama Asfáltica.

O ex-governador foi preso na sexta-feira (20) ao lado do filho, André Puccinelli Junior, e do advogado João Paulo Calves, atendendo a pedido do MPF (Ministério Público Federal) em processo que apura ocultação de bens e lavagem de dinheiro envolvendo o Instituto Ícone –registrado em nome de Calves mas que pertenceria a Puccinelli Junior, e sobre o qual pairam suspeitas de uso para recebimento de propinas. As prisões foram decretadas sob argumento de manutenção da ordem pública e surgimento de novos fatos, como ocultação de provas em uma quitinete no Indubrasil.

A prisão ocorreu no dia anterior à primeira data apontada pelo MDB para sua convenção estadual –21 de julho, depois adiada para 4 de agosto sob a justificativa de pedidos da bancada estadual do partido, que visava a fazer um grande ato com aliados–, fato citado pela defesa do ex-governador. Desde a prisão, porém, o MDB tem insistido que Puccinelli é o único plano para a disputa do governo.

A posição foi mantida nesta terça por Ulisses Rocha, presidente municipal do MDB de Campo Grande, segundo quem o partido já superou os debates envolvendo a candidatura. “O partido está resolvido. Não estamos mais discutindo essa questão de candidatura. Nosso candidato continua sendo o André”, afirmou, na saída do Centro de Triagem Anizio Lima –onde o ex-governador e seu filho estão presos.

Também no local, o deputado estadual George Takimoto confirmou que não foi feita reunião entre os dirigentes do MDB sobre a candidatura ao governo, “mas tudo indica que vão manter a candidatura dele (Puccinelli)”.

Sem alternativa – O presidente da Assembleia Legislativa e membro do diretório emedebista, deputado estadual Junior Mochi, afirma que não há, até aqui, nenhuma posição sobre como o partido deve proceder. Demonstrando surpresa com a negativa de liberdade no TRF-3, ele afirmou que na legenda “não discutimos outra alternativa a não ser aguardar a decisão”.

Assim como os defensores dos investigados na Papiros de Lama, no MDB era dada como certa a liberação do ex-governador. Ainda na sexta-feira (20), após as prisões, o partido reuniu a imprensa para ler comunicado no qual referendava apoio ao ex-governador. Nesta semana, previa a retomada de agendas de campanha preparando os filiados para a convenção do dia 4. E, hoje, projetava a realização de uma coletiva com o seu candidato para comentar os fatos recentes.

Nos siga no Google Notícias