ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 16º

Política

Após décadas de espera, famílias recebem titulação nas Moreninhas

Governador esteve no bairro para fazer entrega pessoalmente

Jéssica Benitez e Gabriela Couto | 08/09/2022 17:59
Governador entrgou titulação nesta quinta-feira (Foto Kísie Anoiã)
Governador entrgou titulação nesta quinta-feira (Foto Kísie Anoiã)

Trezentas e quarenta e uma famílias vão dormir embaixo de seu próprio teto a partir de hoje nas Moreninhas. Isso porque o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), entregou a titulação deste total de casas a antigos moradores do bairro na tarde desta quinta-feira (8).

“São pessoas que estão aqui desde a época em que Lúdio Coelho era prefeito. Muitas não têm escritura e matricula dos imóveis”, explicou o tucano que até dezembro pretende chegar ao número de 1.250 títulos somente naquela região de Campo Grande. “Agora eles podem fazer o que quiserem com os imóveis, podem vender, arrendar, são proprietários”, completou.

Até agora em todo o estado foram 8.500 escrituras entregues a famílias de 53 municípios. Segundo a secretária da Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul), Maria do Carmo Avesani Lopez, o título traz segurança e cidadania.

“Estas famílias não conseguiriam custear porque custa de R$ 10 mil a R$ 15 mil e a maioria delas ganha um salário mínimo. Agora de donos do espaço, passam a ser donos de direito”, disse. Agora a emissão da certidão fica a cargo da Prefeitura que deve liberar até o final desta semana. Em dois meses outras 370 matriculas serão disponibilizadas.

Conquista – Quem acredita sempre alcança. A frase pode até parecer batida, mas se alguém pode personificá-la hoje é a aposentada Raimunda Emílio Teixeira que aos 86 anos conseguiu a regularização fundiária da casa em que reside há mais de 40 anos.

“Agora eu posso falar que tenho uma casa. Não tinha condições de pagar e estou muito feliz. (A casa) vai ficar de herança para os meus nove filhos”, contou. Já o eletricista José Vanderlei, 58 anos, está há 30 anos nas Moreninhas e não sabia da existência do processo para titulação dos imóveis.

“Vou atrás do que precisa”, contou ele que mora em uma casa que herdou do pai. A auxiliar de serviços gerais Isaura Pereira, 58 anos, comprou a casa que mora há 29 anos, mas não tinha em mãos a escritura por falta de dinheiro para pagar os trâmites.

Agora com, titular do próprio imóvel, ela comemora, “só não dou um pulo porque minha coluna não está boa”, brinca.

Confira a galeria de imagens:

  • Dona Raimunda conseguiu o título da casa própria aos 86 anos (Foto Kísie Anoiã)
  • José Vanderlei se empolgou e vai atrás para também conseguir (Foto Kísie Anoiã)
  • Isaura ficou tão feliz que só não "pulou" porque a coluna não aguentaria (Foto Kísie Anoiã)
Nos siga no Google Notícias