A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

26/06/2012 23:37

Após reunião, entidades do MS assinam carta contrária à golpe no Paraguai

Nyelder Rodrigues

Após reunião realizada ontem (26) em Campo Grande, na sede da CPT (Comissão Pastoral da Terra), para analisar a atual situação político e social do Paraguai, várias organizações assinaram uma carta se posicionando contra a queda do presidente Fernando Lugo, apontado como golpe de estado por diversas entidades e países.

Intitulada “Não ao golpe! Em defesa da democracia no Paraguai!”, a carta solidária traz seis itens, que apontam por que as entidades são contra o impeachment de Lugo e quais os possíveis motivos para que o país vizinho esteja passando por esse momento de tamanha instabilidade política.

Um dos itens destaca que a ação foi um golpe de estado jurídico-parlamentar, tendo vínculos com grupos do agronegócio, latifúndios, narcotráfico e empresas transnacionais. Outro item aborda a questão dos “brasiguaios”, afirmando existir um grupo elitista e latifundiário que assim se alto denomina, que nada tem a ver com os camponeses e trabalhadores brasilguaios.

Entre as entidades que assinaram a carta, estão a CPT-MS, o Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), o MST-MS (Movimento dos Sem Terra), Comissão Regional de Justiça e Paz-MS - CRJP/CNBB/Oeste1, Comitê Memória Verdade e Justiça-MS, entre outras organizações.

Próximo encontro e manifestação - Na próxima quinta-feira (28), as organizações novamente se reúnem, dessa vez na sede do MST em Campo Grande, para aprofundar o debate sobre as questões político-sociais do Paraguai. Para o sábado (30), está previsto a realização de uma manifestação em Campo Grande.

Entidades discutem em Campo Grande situação política do Paraguai
Para analisar a atual situação político e social do Paraguai, várias organizações estão reunidas hoje (25), desde às 18h, na sede da CPT (Comissão Pa...
Após impeachment de Lugo, Paraguai é suspenso do Mercosul
De acordo com diplomatas, a medida deve valer até abril de 2013, quando ocorrem as eleições presidenciais no Paraguai.O Paraguai está suspenso do Me...
Presidente da Venezuela anuncia suspensão do envio de petróleo Paraguai
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou hoje (24) a retirada do embaixador no Paraguai e determinou a suspensão do fornecimento de petróleo ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions