ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Após reunião, entidades do MS assinam carta contrária à golpe no Paraguai

Nyelder Rodrigues | 26/06/2012 23:37

Após reunião realizada ontem (26) em Campo Grande, na sede da CPT (Comissão Pastoral da Terra), para analisar a atual situação político e social do Paraguai, várias organizações assinaram uma carta se posicionando contra a queda do presidente Fernando Lugo, apontado como golpe de estado por diversas entidades e países.

Intitulada “Não ao golpe! Em defesa da democracia no Paraguai!”, a carta solidária traz seis itens, que apontam por que as entidades são contra o impeachment de Lugo e quais os possíveis motivos para que o país vizinho esteja passando por esse momento de tamanha instabilidade política.

Um dos itens destaca que a ação foi um golpe de estado jurídico-parlamentar, tendo vínculos com grupos do agronegócio, latifúndios, narcotráfico e empresas transnacionais. Outro item aborda a questão dos “brasiguaios”, afirmando existir um grupo elitista e latifundiário que assim se alto denomina, que nada tem a ver com os camponeses e trabalhadores brasilguaios.

Entre as entidades que assinaram a carta, estão a CPT-MS, o Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), o MST-MS (Movimento dos Sem Terra), Comissão Regional de Justiça e Paz-MS - CRJP/CNBB/Oeste1, Comitê Memória Verdade e Justiça-MS, entre outras organizações.

Próximo encontro e manifestação - Na próxima quinta-feira (28), as organizações novamente se reúnem, dessa vez na sede do MST em Campo Grande, para aprofundar o debate sobre as questões político-sociais do Paraguai. Para o sábado (30), está previsto a realização de uma manifestação em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias