ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Após visita, deputados entregam relatório de barragens nesta sexta

Herculano Borges, Evander Vendramini e Lucas de Lima estiveram em Corumbá na semana passada para vistoria em duas barragens

Tatiana Marin e Leonardo Rocha | 28/03/2019 11:19
Deputado Herculano Borges em entrevista sobre a visita a Corumbá. (Foto: Leonardo Rocha)
Deputado Herculano Borges em entrevista sobre a visita a Corumbá. (Foto: Leonardo Rocha)

O relatório resultado da visita que os deputados Herculano Borges (SD), Evander Vendramini (PP) e Lucas de Lima (SD) será entregue nesta sexta-feira (29) na Assembleia. Eles alertam, no entanto, que trata-se de documento simples e não contém informações técnicas. Os parlamentares estiveram nas barragens Gregório, da Vale, e Sul, da Vetorial.

Aos Campo Grande News, Herculano Borges adiantou algumas informações que coletaram e que confirmam as vistorias já realizadas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Em relação à Gregório, verificaram que trata-se de uma barragem a jusante, diferente do modelo de Brumadinho e Mariana e que visualmente aparenta boas condições. Além disso, foram informados que os técnicos fazem avaliações diárias e que a estrutura está usando 50% de sua capacidade total.

Quanto às questões de segurança, os técnicos da Vale informaram que há rota de fuga
e antes mesmo da tragédia em Brumadinho, já havia sido realizado um treinamento pela Defesa Civil. O monitoramento e sirenes também estão em funcionamento.

Já a barragem Sul é do tipo a montante, a mesma forma utilizada nas de Brumadinho e Mariana. Nesta eles também perceberam a infiltração que, segundo Herculano, já está sendo tratada pelos técnicos. Disse também que os órgãos nacionais de controle - ANM (Agência Nacional de Mineração) - já notificaram a empresa.

A mineradora tem até abril para resolver o problema e apresentar plano de fuga e instalação de equipamento de segurança como câmeras de monitoramento e sirenes, bem como realizar treinamento dos funcionários.

Ainda, Herculano conclui dizendo que reconhece os esforços realizados pelo Estado, através do Imasul e demais órgãos que acompanharam a fiscalização no final de janeiro, mas querem fazer acompanhamento auxiliar. “Foi bom conferir pessoalmente para entender o processo e também para ter informações de como andam os trabalhos em relação às barragens”, pontua.

Nos siga no Google Notícias